O uso de medicamentos psicotrópicos por estudantes de um centro universitário de Cascavel, Paraná.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54372/sb.2022.v17.3225

Palavras-chave:

Psicotrópicos, jovens, estudante, patologia, prevalência

Resumo

O uso irracional de medicamentos psicotrópicos é um problema de saúde pública, devido aos riscos que estes medicamentos podem causar a curto e longo prazo. O abuso de psicofármacos está presente no ambiente universitário, no qual os ansiolíticos, os antidepressivos e os psicoestimulantes vêm crescendo gradativamente. O objetivo do presente estudo foi determinar a prevalência do uso de medicamentos psicotrópicos por jovens estudantes. A pesquisa foi realizada em um Centro Universitário privado, situado na cidade de Cascavel, Paraná, onde foi aplicada a técnica de autorrelato estruturado, no qual os alunos registraram suas próprias informações a respeito do uso de medicamentos controlados. A população em estudo foi constituída por 587 estudantes, dos quais observou-se que 15,8% fazem uso de medicamentos psicotrópicos, sendo os antidepressivos a classe com maior representatividade (81,7%). Conclui-se que a utilização de medicamentos psicotrópicos por jovens estudantes é alta, com maior prevalência no sexo feminino.

Biografia do Autor

Adrieli Lais Gotardo, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Farmacêutica pelo Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. Cascavel (PR), Brasil.

 E-mail: lais.adrieli@gmail.com

Claudinei Mesquita da Silva, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Docente do curso de Farmácia do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. Cascavel (PR), Brasil e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Maringá. Maringá (PR), Brasil.

 E-mail: claudinei@fag.edu.br

Heloise Skiavine Madeira, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Discente do curso de Farmácia do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz, Cascavel, Brasil

 E-mail: helo_ski.ma@hotmail.com

Leyde Daiane de Peder, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Docente do curso de Farmácia do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia, Universidade Estadual de Maringá. Maringá (PR), Brasil.

 E-mail: leydepeder@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2022-07-26

Como Citar

Gotardo, A. L., da Silva, C. M., Madeira, H. S., & de Peder, L. D. (2022). O uso de medicamentos psicotrópicos por estudantes de um centro universitário de Cascavel, Paraná. SaBios-Revista De Saúde E Biologia, 17(1), 1–10. https://doi.org/10.54372/sb.2022.v17.3225

Edição

Seção

Artigo original