Liderança e home office no contexto da covid-19: uma revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54372/pc.2024.v19.3620

Palavras-chave:

Liderança, Teletrabalho, Home Office, Revisão Integrativa

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar as oportunidades e desafios que os líderes encontraram em relação à liderança de equipe no ambiente de trabalho remoto, tendo em vista a pandemia da covid-19. Este formato remoto alterou a organização do trabalho, impactando instituições, seu corpo de gestão e suas equipes. Liderar uma equipe no formato presencial difere de liderar uma equipe em home office. A academia, dentro deste contexto de liderança e trabalho em home office, tem estudado e criado conteúdos com muito mais ênfase nos dois últimos anos (2020 e 2021), em decorrência do cenário pandêmico. Para tanto, uma revisão integrativa foi realizada utilizando um recorte temporal dos últimos três anos (2019, 2020 e 2021), considerando o ano de início da pandemia da covid-19. Foram pesquisadas as bases de dados Scopus, Web Of Science e Springer, usando as palavras “leadership”; “telecommuting”; “teleworking” e “home office”. Tendo como resultado o total de 151 artigos que, após utilizados os filtros de exclusão e inclusão, resultaram em 12 artigos alinhados ao tema proposto. Os principais desafios que os líderes encontraram neste contexto estão relacionados ao desenvolvimento de mecanismos de apoio aos funcionários no tocante ao equilíbrio entre vida profissional e pessoal dos funcionários. A principal oportunidade apontada nos artigos está relacionada a melhor preparação dos líderes por meio de treinamentos com foco neste formato de liderança.

Biografia do Autor

Regina Adriana Zanoello Ardigo, UFSC

e-mail: reginaza@terra.com.br

Suellen Priscila Buffon, UFSC

Bacharela em Administração pela UFSM, pós-graduada em Data Science e Analytics pela USP/ESALQ e mestranda em Administração pela PPGAdm /UFSC;

E-mail: suelen.p.buffon@hotmail.com

 

Cristiano Cunha, UFSC

Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Doutor em Administração pela Universidade Técnica de Aachen - Alemanha. Mestre em Engenharia de Produção na área de planejamento financeiro pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Engenheiro Geólogo pela Escola de Minas e Metalurgia de Ouro Preto.

E-mail: 01cunha@gmail.com

Solange Maria da Silva, UFSC

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada ao Departamento de Ciência da administração (CAD), atuando nas áreas de Gestão de Negócios e Inovação, junto ao Curso de Graduação em Administração e, na Pós-graduação stricto sensu, no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC), na área de Gestão do Conhecimento. Pós-Doutorada (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana na PUC, Doutorada (2007) e Mestre (1999) em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Administração (1995) pela Escola Superior de Administração e Gerência ESAG/UDESC.

E-mail: solange.silva@ufsc.br

Downloads

Publicado

2024-04-03

Como Citar

Ardigo, R. A. Z., Buffon, S. P. ., Castro de Almeida Cunha, C. J., & Maria da Silva, S. (2024). Liderança e home office no contexto da covid-19: uma revisão integrativa da literatura. Perspectivas Contemporâneas, 19(1). https://doi.org/10.54372/pc.2024.v19.3620

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original