Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Campo Digital é um periódico científico de publicação contínua, das áreas de Ciências Agrárias, Exatas e da Terra, com caráter multidisciplinar. Visa publicar artigos de alcance regional, nacional e internacional, em português ou inglês. Sua linha principal de artigos orienta-se para as inovações nas áreas Agronômica e Veterinária. Além de artigos originais, publica também artigos breves, artigos de revisão, casos clínicos e relatos de casos com contribuições relevantes e inéditas.

Periodicidade

A Revista Campo Digit@l tem publicação contínua. 

Política de Acesso Livre

Campo Digital promove o disponibilização gratuita a todo o seu conteúdo, seguindo o princípio de que o acesso livre às pesquisas científicas promove um intercâmbio global do conhecimento e permite incrementar a leitura e citação de um determinado autor. Para maior informação sobre este conceito, visite o Public Knowledge Project, o qual tem desenvolvido sistemas para incrementar a qualidade de pesquisas, distribuído o OJS (SEER) e outro programas para melhorar o suporte de gerenciamento da publicação científica.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

Declaração dos Conselhos de Ética

Ao relatar experiências envolvendo animais, os autores devem relatar se os procedimentos estavam em conformidade com as normas éticas em experimentação animal, indicando o número do protocolo de aprovação e qual a comissão de ética no uso de animais (CEUA) responsável pela avaliação do projeto experimental.

Ética na Publicação Científica

Termo de Responsabilidade para Submissão de Manuscritos

Os autores devem se comprometer de que o artigo enviado para avaliação é inédito, e não será submetido à outra revista durante o processo de análise e em caso de deferimento para a publicação. Os direitos autorais do artigo, caso publicado, ficam automaticamente cedidos à revista Campo Digit@l que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.

Autoria

São considerados autores aqueles que contribuíram significativamente para a concepção, execução ou interpretação do trabalho, devendo ser listados como autores. Não se justifica a inclusão do nome de autores cuja contribuição não se enquadre nos critérios acima, podendo, neste caso, figurar na seção “Agradecimentos”.

Plágio

Os autores devem atestar que os manuscritos submetidos são originais e que não foram copiados ou plagiados, no todo ou em parte, de outros artigos. Os autores devem garantir que os manuscritos são inteiramente originais, exceto por partes previamente apresentadas em congressos ou eventos similares.

Processo de Avaliação pelos Pares

O Conselho Consultivo da Revista Campo Digital é formado por profissionais com conhecimento e experiência nas áreas de Ciências Agrárias e Tecnológicas, contando com avaliadores internos e externos à instituição editora do periódico.

Os artigos a serem revisados serão previamente selecionados pelo Conselho Editorial e então disponibilizados a dois membros do Conselho Consultivo, aos quais caberá a análise, aprovação ou indeferimento dos artigos. Caso haja divergência nas avaliações, uma análise adicional deverá ser realizada por um terceiro Membro do Conselho Consultivo, para parecer final.

Os membros do Conselho Consultivo terão o prazo de trinta dias para enviar os artigos revisados para o Conselho Editorial, cabendo ao último, encaminhar os artigos aos autores para correção, quando necessário.

A ordem para a publicação será definida pelo Conselho Editorial, segundo critérios de oportunidade e conveniência, desde que o artigo tenha sido aprovado por dois membros revisores.

O processo de avaliação dos artigos adotado pela Revista, é denominado "duplo cego", no qual os revisores não têm conhecimento do autor e o autor não tem conhecimento dos revisores. Este processo de avaliação é utilizado para evitar qualquer tipo de conflito de interesse que possa ocorrer durante o processo editorial.

Transparência

Os editores da revista Campo Digit@l mantém os leitores informados sobre as decisões editoriais. A submissão de manuscritos pelo sistema OJS garante o acesso do autor ao andamento do processo de avaliação.

Conflito de interesses

Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Os autores devem identificar no manuscrito todo o apoio financeiro obtido para a execução do trabalho e outras conexões pessoais referentes à realização do mesmo. O revisor deve informar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influenciar na análise do manuscrito, e deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.

Políticas Antiplágio

A Revista Campo Digit@l, segue a Lei de direito autoral n.º 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

O software antiplágio (Plagium) para verificar originalidade e prevenir plágio é utilizado nos manuscritos antes do aceite para publicação. Quando detectada a similaridade de trechos do manuscrito com outros textos na internet a equipe da Revista Campo Digit@l irá solicitar ao autor que o mesmo reescreva e cite a fonte original. Caso a semelhança do manuscrito com outros textos online seja extensa, o manuscrito será recusado e os autores e suas instituições informadas.