PRESSÕES AMBIENTAIS E CONTEXTO DE REFERÊNCIA DE ORGANIZAÇÕES: A INDÚSTRIA BRASILEIRA DE COSMÉTICOS
Palavras-chave:
Estratégia, Institucionalização. Strategy, Institutionalization.Resumo
O presente estudo teve como objetivo verificar de que maneira os diferentes contextos de referência dos dirigentes da indústria brasileira de cosméticos condicionam a compreensão das pressões ambientais, sejam elas de ordem instrumental, social ou política. Sob os pressupostos da teoria institucional, procurou-se ampliar o foco de análise das influências ambientais que incidem sobre a definição estratégica, ao considerar não apenas as pressões ambientais de natureza instrumental (faceta técnica do ambiente), mas também, pressões de natureza social e política (faceta institucional). Procurou-se descrever o contexto ambiental do setor de cosméticos, as respectivas pressões competitivas; identificar o contexto de referência dos dirigentes do setor em exame e explicar como tais variáveis se relacionam. Para tanto foi utilizado o delineamento de pesquisa do tipo levantamento com perspectiva de análise descritivo-quantitativa. A pesquisa teve duas fases de coleta e análise de dados. A primeira, qualitativa, na qual se realizou a análise documental e de conteúdo de dados secundários; a segunda, quantitativa, foi realizada por meio de questionário de pesquisa. Em face dos resultados obtidos, as seguintes constatações são apontadas: primeiro, incidem sobre as organizações do setor de cosméticos tanto pressões instrumentais, quanto políticas e sociais. Segundo, quanto mais amplo o contexto ambiental de referência, mais as organizações conseguem absorver as pressões do ambiente no qual estão imersas.
ENVIRONMENTAL PRESSURES AND context OF REFERENCE OF ORGANIZATIONS: The Brazilian cosmetics industry
ABSTRACT
The purpose of the following study was to verify in what way the different contexts regarding the leaders of the Brazilian cosmetics industry handled the comprehension of environmental pressures, be they of instrumental, social or political order. Under the assumed institutional theory, it sought to focus more on the analysis of environmental influence that incur on strategic definition when considering not only environmental pressures of instrumental nature (technical environmental facet), but also social and political pressure (institutional facet.) It seeks to describe the environmental context of the cosmetic sector, the respective competitive pressures; identify the context of reference of the leadership in the sector by examining and explaining how such variables are related. To this end, the delineation of research was done in the way of a survey with a descriptive-quantitative analysis perspective. The research was done in two phases of collecting and analyzing data. The first was qualitative where the documents and the content of secondary data were analyzed. The second was quantitative and was done through a survey questionnaire. In light of the results obtained, the following findings are presented: First, instrumental, political and social pressures incur over the organizations of the cosmetic industry. Second, the broader the environmental context reference, the easier it is for the organizations to absorb the pressures of the environment they are immersed in.