EMPREENDEDORISMO CULTURAL NA PRÁTICA CRIATIVA DE BEL BORBA

Autores

  • Eduardo Davel Escola de Administração, UFBA
  • Maria Amélia Jundurian Corá PUC-SP Faculdade de Administração
  • Laize Silva dos Santos UFBA

Palavras-chave:

Bel Borba, criatividade, gestão criativa, administração.

Resumo

Este caso consiste em um recurso pedagógico para se ensinar e aprender sobre o processo criativo, a gestão criativa e o empreendedorismo cultural, a partir da experiência do artista plástico Bel Borba. O caso para ensino enfoca dois projetos do artista: um internacional, realizado em Nova York, e outro, nacional, feito na cidade Salvador (Bahia). Relata-se a experiência de Bella, uma assistente de Bel Borba. Bella foi inventada por nós para tornar o caso mais atraente e agradável. Bella fala sobre o cotidiano da criação e da concretização da obra por Borba nos projetos “Bel Borba aqui – Olho Baiano” (Nova York) e “Oxum” (Parque São Bartolomeu, Salvador). Ela enfrentou na pele as dificuldades e os encantos do processo criativo, de sua gestão e força empreendedora. Este caso permite melhor explorar os aspectos estratégicos do processo de gestão empreendedora e criativa de projetos.

CULTURAL ENTREPRENEURSHIP THE CREATIVE PRACTICE OF BEL BORBA

ABSTRACT

This case is an educational resource for teaching and learning about the creative process, the creative management, and cultural entrepreneurship from the experience of the artist Bel Borba. The case focuses on two projects: an international project held in New York and a national project done in the city Salvador (Bahia). It reports the experience of Bella, an assistant of Bel Borba. We have invented Bella to make the case more attractive and enjoyable. Bella talks about the daily life of creation and the materialization of the work done by Borba in two projects: “Bel Borba here – Eye Baiano” (New York) and “Oxum” (São Bartolomeu Park, Salvador). She faces the difficulties and charms of the creative process, its management and entrepreneurial force. This case allows us to better explore the strategic aspects of the process concerning entrepreneurial and creative management of projects.

Biografia do Autor

Eduardo Davel, Escola de Administração, UFBA

Professor na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador do CIAGS - Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (UFBA). Ph.D. em Administração pela École des Hautes Études commerciales de Montreal (Canadá). Pesquisador visitante na Graduate Faculty of Political and Social Science da New School for Social Research (New York, EUA). Editor da RIGS - Revista Interdisciplinar de Gestão Social. Realiza pesquisas e publicações na área de empreendedorismo cultural, gestão do processo criativo, aprendizagem, cultura e emoção nas organizações.

Downloads

Publicado

2018-06-18

Como Citar

Davel, E., Corá, M. A. J., & Santos, L. S. dos. (2018). EMPREENDEDORISMO CULTURAL NA PRÁTICA CRIATIVA DE BEL BORBA. Perspectivas Contemporâneas, 13(1), 155–175. Recuperado de https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/2553

Edição

Seção

Caso para Ensino