INSTITUCIONALIZAÇÃO DE ARRANJO PRODUTIVO LOCAL: Uma Proposição Metodológica

Autores

  • Márcio Jacometti UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Parana/Câmpus Cornélio Procópio
  • Sandro Aparecido Gonçalves Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (IBEPES)
  • Luciano Minghini UTFPR, Câmpus Pato Branco
  • Leandro Rodrigo Canto Bonfim Doutorando pela UFPR
  • Ellen Corrêa Wandembruck Lago UTFPR, Câmpus Curitiba

Palavras-chave:

Análise institucional, arranjo produtivo local, pesquisa-ação, turismo.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposição metodológica para o estudo e promoção da institucionalização do modelo de Arranjo Produtivo Local (APL) por meio da aglomeração de organizações de turismo dos municípios de Quatro Barras e Campina Grande do Sul, situados na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A partir de uma perspectiva teórica institucionalista e uma abordagem metodológica colaborativa, esta proposição pretende alcançar dois resultados: um puramente acadêmico, no sentido de corroborar os fundamentos da institucionalização; e outro prático, em que os pesquisadores participantes buscam apreender as ações, relações e estruturas sociais que influenciam o grupo de organizações do polo de turismo mencionado. Como consequência da intervenção colaborativa proposta pelos pesquisadores, o estudo contribui para trazer à tona as principais necessidades dos atores envolvidos, disseminar práticas e estimular a produção de mecanismos de cooperação interorganizacional com base em modelos institucionalizados em outras regiões do Paraná.


INSTITUTIONALIZATION OF LOCAL PRODUCTIVE ARRANGEMENT: A Methodological Proposition

ABSTRACT

This article presents a methodological proposal for the study and promotion of the institutionalization of the Local Productive Arrangement (LPA) model through the agglomeration of tourism organizations of the municipalities of Quatro Barras and Campina Grande do Sul, located in the Metropolitan Region of Curitiba (RMC). From a theoretical institutionalist perspective and a collaborative methodological approach, this proposition aims to achieve two results: a purely academic one, in order to corroborate the foundations of institutionalization; and another practical one, in which the participating researchers seek to apprehend the actions, relations and social structures that influence the group of pole tourism organizations mentioned. As a consequence of the collaborative intervention proposed by the researchers, the study contributes to bring out the main needs of the actors involved, disseminate practices and stimulate the production of interorganizational cooperation mechanisms based on institutionalized models in other regions of Paraná.


Biografia do Autor

Márcio Jacometti, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Parana/Câmpus Cornélio Procópio

Graduado em Licenciatura em Ciências (1992) com Habilitação em Física (1994) e Matemática (1995) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná/Câmpus Cornélio Procópio, Mestre (2002) e Doutor (2013) em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UTFPR/Campus Cornélio Procópio, desde 1996, implementou e coordenou o Programa de Empreendedorismo e Inovação, de 2002 a 2010; e presidiu a Rede Paranaense de Incubadoras e Parques Tecnológicos de 2008 a 2009. Em março de 2015, passou a compor o quadro efetivo de docentes do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UTFPR/Campus Curitiba, nível de Mestrado, na linha de pesquisa de Tecnologia e Desenvolvimento Organizacional e, desde março de 2016, responde pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR/Campus Cornélio Procópio. Como experiência anterior, foi funcionário do Banco do Brasil, de 1988 a 1998, tendo atuado com formação de recursos humanos na área de qualidade, atendimento ao público e gerência de equipe. Desenvolve trabalhos na área de Administração, atuando no ensino, na pesquisa e na extensão nos seguintes temas: teoria institucional, empreendedorismo, arranjos produtivos locais, difusão de conhecimento em redes interorganizacionais, incubadoras de empresas, estudos organizacionais, qualidade total e gestão educacional.

Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/8509336134084374 

 

Sandro Aparecido Gonçalves, Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (IBEPES)

Doutor em Administração pela EAESP/FGV, Brasil.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4984241119348770

Luciano Minghini, UTFPR, Câmpus Pato Branco

Doutor em Administração pela UFPR.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5638259161270551

Leandro Rodrigo Canto Bonfim, Doutorando pela UFPR

Mestre em Administrção pela UFPR. Programa de Pós-Graduação em Administração – Universidade Federal do Paraná (PPGADM/UFPR).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2098707144973021

Ellen Corrêa Wandembruck Lago, UTFPR, Câmpus Curitiba

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGA/UTFPR)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4873502455105553

Downloads

Publicado

2017-12-13

Como Citar

Jacometti, M., Gonçalves, S. A., Minghini, L., Bonfim, L. R. C., & Lago, E. C. W. (2017). INSTITUCIONALIZAÇÃO DE ARRANJO PRODUTIVO LOCAL: Uma Proposição Metodológica. Perspectivas Contemporâneas, 12(3), 33–52. Recuperado de https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/2394

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original