INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS E TURISMO: Possibilidades no Contexto Brasileiro

Autores

  • Mirna de Lima Medeiros Universidade Estadual de Ponta Grossa Universidade de São Paulo
  • João Luiz Passador Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Indicação Geográfica, Turismo, Potencial.

Resumo

Indicações Geográficas (IG) são institutos da propriedade intelectual aplicáveis a bens e serviços que se caracterizam pelo local de onde são originados, envolvendo questões ambientais, históricas e socioculturais particulares. Segundo a normatização brasileira, podem ser de dois tipos: indicações de procedência (IP) ou denominações de origem (DO). Diversos estudos atribuem funções e/ou reflexos distintos decorrentes do uso desses signos distintivos, entre os quais encontram-se o desenvolvimento turístico com aumento da demanda e melhoria dos produtos agregados à oferta. Para se entender a dimensão e potencialidade existente no Brasil, faz-se necessário descrever a realidade com relação aos bens e serviços registrados no país. Assim sendo o objetivo geral do trabalho foi descrever o panorama atual das IGs brasileiras como potencial a ser explorado pelo Turismo. Trata-se de um ensaio construído com base em pesquisa bibliográfica (contemplando artigos listados no portal de periódicos CAPES; marco legal brasileiro e acordos internacionais; e referencias que se mostraram pertinentes) e documental (banco de dados dos registros de IGs do INPI e Revistas RBPI). Contabilizou-se o registro de 42 indicações geográficas, sendo 34 IPs e 8 DOs, havendo destaque para os caracterizados como alimentos ou artesanato. Foram percebidas interseções potenciais entre indicações geográficas e turismo nos diversos momentos do consumo turístico (antes, durante e pós-visita).


GEOGRAPHICAL INDICATIONS AND TOURISM: Possibilities in Brazil’s Context 

ABSTRACT

Geographical Indications (GIs) are institutes of intellectual property for goods and services that characterized by the place from which they are originated, involving particular environmental, historical and socio-cultural characteristics. Under Brazilian regulation, GIs can be of two types: indications of source (IP) or designations of origin (DO). Several studies attribute functions and/or different impacts resulting from the use of these distinctive signs. One of which is tourism development with increased demand and improved products added to the offer. To understand the scale and potential existing in Brazil, it is necessary to describe reality in relation to goods and services registered in the country. Therefore, the general objective of the study was to describe the current situation of Brazilian GIs as potential to be exploited by tourism. The essay was constructed based on bibliographic and documentary research (including research articles from the CAPES database; legal documents – laws and agreements -; the Brazilian registered GI database from INPI; and other references). Counted up the record of 42 geographical indications, 34 IPs and 8 DOs, with emphasis on those characterized as food or crafts. The findings underline potential intersections between geographical indications and tourism during the different moments from touristic consumption (before, during and after visit).

Biografia do Autor

Mirna de Lima Medeiros, Universidade Estadual de Ponta Grossa Universidade de São Paulo

Professora Assistente da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Pesquisadora do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPUBLIC/USP) e do Grupo de Pesquisa Ordenação Territorial e Competitividade em Turismo. Doutoranda e Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP); Especialista em Gestão Pública pela Escola Técnica e de Gestão da Universidade de São Paulo (Escola USP); e Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.

João Luiz Passador, Universidade de São Paulo

Professor Associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP) e Coordenador do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPUBLIC/USP). Livre-Docente em Teoria da Administração e Metodologia de Pesquisa pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP); Doutor em Administração de Empresas e Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas; Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; e Bacharel em Administração pela Fundação Getúlio Vargas.

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Publicado

2015-12-14

Como Citar

Medeiros, M. de L., & Passador, J. L. (2015). INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS E TURISMO: Possibilidades no Contexto Brasileiro. Perspectivas Contemporâneas, 10(3), 56–79. Recuperado de https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/1906

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original