AS MARCAS TOP OF MIND AWARENESS E OS ATRIBUTOS QUE INFLUENCIAM MULHERES NAS DECISÕES DE COMPRA DE CALÇADOS.

Authors

  • Vanessa Guimarães Tobias R ESAG - UDESC
  • Jane Iara Pereira da Costa ESAG- UDESC
  • George Ypiranga de Conto ESAG-UDESC

Keywords:

Lembrança de marca, comportamento de compra feminino, consumo. Top Of Mind, women consumption, women's shoes.

Abstract

O que existe hoje é uma indústria calçadista bilionária concorrendo pé-ante-pé por uma demanda crescente de mulheres com cartões de crédito, diploma e independência. Como estratégia para enfrentar a competição e seduzir esse mercado existe o desenvolvimento de marcas emocionais e fortes. É do que trata este artigo, baseado em uma pesquisa Top of Mind Awareness. O objetivo foi avaliar o grau de popularidade e preferência das marcas de calçados femininos e levantar razões que justificam as prioridades femininas na compra de calçados. Na modalidade survey, com uma amostra selecionada por meio de critério não-probabilístico, a pesquisa entrevistou 484 mulheres acima de 18 anos, selecionadas com base na conveniência e os dados foram analisados com a utilização do software SPHINX. O levantamento aponta que o público feminino prefere 72 das 254 marcas que conhecem. Dividem suas compras entre 139 diferentes marcas, e uma em cada dez mulheres declaram não ter preferência. As marcas Arezzo e Schutz além de ocupar a primeira citação de lembrança de marca, são as marcas preferidas e mais consumidas. Para as mulheres, segundo o levantamento, o sapato “perfeito” deve ser resultado de um mix de design, conforto e durabilidade. Mulheres estão dispostas a investir em sua “felicidade”, independente de sua renda pessoal mensal, o preço médio de R$214,25 por par. Um sapato só é “perfeito” para fazer parte de suas coleções se conferir todo valor que a mulher busca – status, beleza, poder, conforto, autoconfiança – a alguns R$ de distância.

 

 

BRANDS TOP OF MIND AWARENESS AND ATTRIBUTES THAT INFLUENCE WOMEN DECISIONS IN PURCHASING SHOES.

 

ABSTRACT

Nowadays there is a billion dollar footwear industry competition due to an increasing demand of women with credit cards, diploma and independence. As a strategy to face competition and entice this market, there has been a development of emotional and strong brands. Due to that, this article is based on a research on Top of Mind Awareness. The aim was to evaluate the level of popularity and preference of brands by women and justify their priorities when buying shoes. In the survey mode, with a sample selected through a non-probability criterion, the study interviewed 484 women over 18 years old who were selected by convenience sample, and the data were analyzed by using the software Sphinx. The survey shows that women prefer 72 out of the 254 brands they know. They divide their purchases among 139 different brands and one every ten women report having no preferences. Besides being the top of women’s minds, the trademarks Arezzo and Schutz are the ones they prefer and most consume. According to the survey, the "perfect" shoe for women should be the mix of design, comfort and durability. Women are willing to invest in their "happiness", regardless of their personal monthly income, the average price of $ 214.25 per pair. A shoe is "perfect" to be part of their collections if given the value that women look for - status, beauty, power, comfort, self-confidence - some U.S. $ away.

Author Biographies

Vanessa Guimarães Tobias R, ESAG - UDESC

Mestrado Profissional em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2009); Bacharel em Administração; Professora de Empreendedorismo na ESAG Sênior. Currículo Lattes.

Jane Iara Pereira da Costa, ESAG- UDESC

Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2000), Mestrado em Administração pela UFSC (1981), Graduação em Administração pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis (1973). Professora do Centro de Ciências da Administração e Sócio-Econômicas (ESAG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Currículo Lattes.

George Ypiranga de Conto, ESAG-UDESC

em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

 

Published

2009-12-21

How to Cite

Tobias R, V. G., Costa, J. I. P. da, & Conto, G. Y. de. (2009). AS MARCAS TOP OF MIND AWARENESS E OS ATRIBUTOS QUE INFLUENCIAM MULHERES NAS DECISÕES DE COMPRA DE CALÇADOS. Perspectivas Contemporâneas - Contemporary Perspectives, 4(1). Retrieved from https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/467

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