Vivências e experiências no âmbito do Programa de Residência Pedagógica: pela contribuição à alfabetização na EJA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.54372/pc.2024.v19.3802

Keywords:

Educação de Jovens e Adultos; formação docente; materiais didáticos; ensino remoto.

Abstract

The aim of this article is to identify the learning and experiences built by the fellows of the Literacy Subproject, carried out in the scope of the Pedagogical Residency Program, in the Pedagogy Undergraduate Course at the Rio de Janeiro State University (UERJ), started in 2020 and developed in partnership with three schools of Youth and Adult Education (EJA). The partial results of the documentary and qualitative research are treated, which takes as its empirical corpus the reports produced by the 30 resident-fellows during the first module. The thematic content analysis technique was used, having as theoretical reference the authors who discuss teacher training and literacy in the EJA modality. The results indicate the challenges in the production of didactic materials for learners in the literacy phase in the context of remote education and the need to think about teaching from the perspective of praxis, considering the multiple dimensions that involve teaching.

Author Biography

Renan Antônio da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Docente Permanente no Programa de Pós - Graduação em Tecnologia, Ciência e Sociedade (UFSCAR). Líder no Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte (GEPECUMA - UNESP). Atuou como Coordenador de Ensino e Pesquisa na Oxford Latam Brasil (2023/2024). Foi Bolsista de Desenvolvimento Científico Regional do CNPq (PDCR) - Nível C. Membro da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Membro da American Sociological Association (ASA), fundado em 1905 (EUA). Foi Docente Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi Editor - Chefe do Journal of Law, Public Policies, and Human Sciences. Membro do Conselho Editorial da Mental Health Human Resilience International Journal. Realizou diversos estágios pós- doutorais pelo Brasil e Exterior. Doutor em Educação Escolar (2018) pela UNESP/ Araraquara. Realizou o Estágio Doutoral com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE - Portugal (2015-2016). Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011). Foi Pesquisador Titular no Departamento de Pesquisa do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis). Editor na Diversitas Journal (UNEAL) - Qualis B2. Participa, como pesquisador das Cátedras Unesco - José Saramago, Universidade do Vigo (Espanha), e Intangible and Tradicional Know-how: Linking Heritage (Universidade de Évora) e da Cátedra Ignacy Sachs (PUC/SP).Membro Honorário Dell Accademia di Scienze Umane - Pontificia Università Urbaniana (Itália). Membro Honorário na National Science Teaching Association (EUA), na NATIONAL ACADEMY OF EDUCATIONAL SCIENCES OF UKRAINEU (Ucrânia) e Membro Honorário da American Anthropological Association (fundada por Franz Boas em 1902). Foi Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) com bolsa PNPD/CAPES. Pesquisador no Formação Humana Integral na escola básica no Brasil: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces, da UFRS. Pesquisador Colaborador na Researcher in LGBT and Allies Harvard Medical Students (LAHMS). Pesquisador Convidado no Centre for Citizenship, Conflict, Identity and Diversity (University of Huddersfield). Pesquisador Associado em dois projetos na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Foi Presidente de Comitê de Ética. Membro de Assessoramento em Agências de Fomento. Foi Consultor na UNESCO. Foi Professor - Visitante na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Publicou mais de 150 artigos científicos, capítulos de livros, 20 livros e organizou outras 8 obras. Recebeu diversos prêmios e honrarias. Membro editorial em 15 periódicos. Membro do Comitê Científico Nacional da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Qualis A2). Foi Membro da ANPED. Foi Pesquisador no Grupo de Investigación Escritoras y Escrituras - Universidad de Sevilla. Membro da Associação Brasileira de Educação - ABE (Rio de Janeiro). Avaliador Ad Hoc em mais de 30 revistas científicas nacionais e internacionais. Principais interesses em suas pesquisas e publicações: inclusão escolar, políticas públicas, educação especial, formação docente, preconceito em sala de aula e BNCC. Publica ao lado de Maria Cecília de Souza Minayo (Fiocruz), Pedro Demo (UnB), Zimbardo (Stanford), Cialdini (Arizona), etc. 

Published

2024-03-16

How to Cite

da Silva, R. A. (2024). Vivências e experiências no âmbito do Programa de Residência Pedagógica: pela contribuição à alfabetização na EJA. Perspectivas Contemporâneas - Contemporary Perspectives, 19(1), 1–11. https://doi.org/10.54372/pc.2024.v19.3802

Issue

Section

Complete Article or Original Article