LIDERANÇA EM CONTEXTOS HOSPITALARES: FATORES INTERVENIENTES NO CLIMA ORGANIZACIONAL
Keywords:
Liderança, Clima Organizacional, Administração Hospitalar, Leardership, Organizational Environment, Hospital ManagementAbstract
Inúmeras variáveis influenciam na qualidade do trabalho de uma equipe e no clima geral de uma organização, sendo que uma delas e a capacidade dos indivíduos que exercem funções de chefia mobilizarem seus subordinados em direção aos objetivos e necessidades de desempenho estabelecidas. Contudo, torna-se complexo determinar quais fatores explicam esta capacidade. O presente trabalho busca contribuir para esta investigação mediante a analise de fatores relacionados à percepção dos indivíduos quanto às condições de trabalho em quatro unidades hospitalares do sul do Brasil, cada qual representando uma unidade de negocio vinculada a uma entidade mantenedora sem fins lucrativos. Sinteticamente, a pesquisa enquadra-se como uma analise de multicasos, buscando identificar possíveis relações entre dezessete variáveis independentes frente à variável dependente ‘liderança’, entendida como capacidade de mobilização. Portanto, o estudo pode ser classificado como descritivo e nao-experimental, operacionalizado através de um survey cuja amostra permeia 64,5% da população da pesquisa, o que resulta em 1408 respondentes. Coerente com o delineamento sintético exposto, trata-se de um estudo de caráter predominantemente quantitativo, cujo tratamento de dados foca-se em analise de correlações. Dentre as variáveis independentes constantes no questionário utilizado, algumas apresentaram correlação significativa (acima de 0,5): ‘clareza oral’, ‘justiça’, ‘clareza quanto aos métodos de trabalho’ e ‘estimulo a participação’. Partindo de uma revisão do conceito de liderança e dos estilos de gestão, o presente trabalho faz considerações relevantes à questão da motivação, da produtividade e do comprometimento das equipes de trabalho em organizações formais a partir da analise de evidencias empíricas.
LEADERSHIP IN HOSPITALS: FACTORS IN THE ORGANIZATIONAL ENVIRONMENT
ABSTRACT
The quality of work in a team and the general environment of an organization is influenced by lots of things. One of them is the ability some workers have when they are in the position of making their subjects work towards goals and needs set. It is difficult to identify which one is related to that ability. This study tries to help the investigation based on the analysis of factors related to the perception of individuals concerning the work conditions in four hospitals in southern Brazil kept by non-profit organizations. The research analyses lots of cases, trying to identify similarities in seventeen independent situations concerning “leadership”, as an ability for mobilizing people. This study can be classified as descriptive and non-experimental, based on a survey which shows about 64.5% of the population researched, or 1408 people. According to what we have presented, it is a study mainly quantitative; the data are focused on the study of the correlations. Among the independent situations in the questionnaire, some of them presented important correlation (more than 0.5): “oral clearness”, “justice”, “clearness concerning the work methods” and “stimulus for participating”. By having in mind the leadership concepts and management styles, this article presents some motivation, productivity and commitment of the work teams in formal organizations, from analysis of the empirical evidences.