INFLUENCIADORES DIGITAIS: Análise da Profissionalização de uma Nova Categoria de Trabalhadores
Keywords:
Bloguers, youtubers, influenciadores digitais, profissionalização, perfil sócio ocupacional.Abstract
O presente artigo buscou mapear o perfil ocupacional dos 10 maiores influenciadores digitais brasileiros. A coleta de dados secundários foi realizada durante cinco meses, entre o final de 2017 e início de 2018. Buscou-se o levantamento dos dados em entrevistas cedidas a revistas online e portais de notícias; a análise dos dados consistiu em categorizá-los em: idade, escolaridade, nicho de foco, profissão, quantidade de seguidores nas redes sociais, quando começou na profissão, motivação para iniciar a carreira e qual região reside. O exame das entrevistas se deu por meio de análise de conteúdo. Observou-se que os influenciadores digitais são profissionais que através de sua opinião influenciam seus seguidores. Identificou-se que a maioria destes profissionais são jovens, nascidos na década de 90, cuja formação escolar não atinge nível superior, contudo busca-se em cursos profissionalizantes, temáticas de seus interesses e que colaboram no desenvolvimento dos respectivos canais. E por fim, a motivação para se inserir na profissão ocorre majoritariamente através da identificação com influenciadores já consolidados. Diante do exposto, considera-se ter atendido ao objetivo do estudo e contribuir no exame de uma categoria profissional recente e pouco explorada em contexto científico.
DIGITAL INFLUENCERS: Analysis of the Professionalization of a New Category of Workers
ABSTRACT
The present article sought to draw the occupational profile of the 10 biggest Brazilian digital influencers. Secondary data collection was carried out during five months between the end of 2017 and the beginning of 2018. We searched the data in interviews given to online magazines and news portals, the data analysis consisted in categorizing them in: age, schooling, focus niche, profession, number of followers in social networks, when they started in the profession, motivation to start the career and which region they live. The interviews were examined through content analysis. It was observed that digital influencers are professionals who, through their opinion, influence their followers. It was identified that the majority of these professionals are young people, born in the 1990s, that they does not reach a higher educational level, however they sought professional courses that subsequently collaborated in the development of the respective channels. And finally, the motivation to start in the profession occurs mostly through identification with already consolidated influencers. Given the above, it was considered to have reached the study goal. We also believed to have contributed to the examination of a recent professional category scarcely explored in a scientific context.