INSERÇÃO DA DISCIPLINA DIREITO TRABALHISTA E ÁREAS AFINS EM MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO COMPARATIVO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE SANTA CATARINA
Keywords:
Direito Trabalhista, Ensino Superior, Contabilidade.Abstract
O presente estudo objetivou analisar a inserção da disciplina direito trabalhista e áreas afins nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina, conforme proposta do Conselho Federal de Contabilidade. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem documental e análise quantitativa. A população compreende 60 Instituições de Ensino Superior credenciadas pelo Ministério da Educação e a amostra foi de 45 IES, destacando-se ainda que houve variação no número de instituições analisadas de acordo com a divulgação das informações requeridas para análise. Os resultados demonstram que das instituições de ensino superior analisadas, 48,33% disponibilizam on-line a matriz curricular e carga horária das disciplinas, sendo que 71,11% oferecem disciplinas relacionadas à área trabalhista. Dentre as nomenclaturas encontradas, apresentou destaque a “Legislação trabalhista e social” com 24,32% seguido de “Prática trabalhista” com 13,51%. Cinco instituições disponibilizam aos acadêmicos, duas disciplinas nesta área, ao passo que 27 dispunham de apenas uma. As disciplinas geralmente são ministradas no terceiro 36,11% e segundo semestre 27,78 %. As instituições de ensino superior, Única e Uniarp apresentaram grau de compatibilidade de 40,54% quanto ao conteúdo programático, e a Fucap e Uniplac o menor grau de compatibilidade 8,11% se comparado com a proposta do Conselho Federal de Contabilidade.Downloads
Published
2014-12-30
How to Cite
Dallabona, L. F., Krespi, N. T., Beck, F., & Cunha, P. R. da. (2014). INSERÇÃO DA DISCIPLINA DIREITO TRABALHISTA E ÁREAS AFINS EM MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO COMPARATIVO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE SANTA CATARINA. Perspectivas Contemporâneas - Contemporary Perspectives, 9(2), 34–49. Retrieved from https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/1319
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