OS ATRIBUTOS DO ADMINISTRADOR: o ainda controverso debate entre acadêmicos e empresários
Keywords:
Administrador, Ensino de Administração, Mercado de TrabalhoAbstract
A inevitável complexidade que as organizações vêm experimentando em toda a sua história tem exigido novas habilidades e competências. Neste cenário, os administradores têm papel fundamental e o desafio a eles imposto é o de ser agentes transformadores e adaptáveis a essa realidade. Nesse sentido, o objetivo central do presente estudo foi verificar a consonância entre o que as escolas de Administração preconizam como habilidades e competências necessárias para a formação do administrador e o que os empresários da região em estudo julgam como relevantes. Tomando-se por referencial teórico-metodológico a matriz importância-desempenho, buscou-se identificar, dentre dezoito atributos do administrador elencados na literatura da área, a relevância de cada um deles para cada unidade de análise (professores e empresários). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem quantitativa. Quanto à delimitação espacial, restringe-se a duas microrregiões do Sul do Brasil. A partir da análise, conclui-se que todos os atributos do administrador foram considerados relevantes tanto para empresários como para os professores, todavia, o grau de importância diverge conforme a unidade considerada. Verifica-se que conceitos ou habilidades, mais recentemente tidas como relevantes para a gestão, são percebidos como mais importantes para os professores que para os empresários. Infere-se a partir desse fato, que os conceitos teóricos requerem um período de maturação para que sejam assimilados e adotados na prática empresarial.Downloads
Published
2014-07-15
How to Cite
Machado, N. S., Souza Pinto, M. D., Júnior, S. S., Fischer, A., & Deitos, C. (2014). OS ATRIBUTOS DO ADMINISTRADOR: o ainda controverso debate entre acadêmicos e empresários. Perspectivas Contemporâneas - Contemporary Perspectives, 9(1), 95–114. Retrieved from https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/1032
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