Concepções de deficiência em universitários: revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54372/pc.2024.v19.3787

Palavras-chave:

deficiência, concepção, universitários, estudantes, ensino superior

Resumo

As concepções acerca da deficiência são diversificadas, assim como a diversidade cultural, social e econômica. Nota-se na comunidade universitária um ambiente propício para desenvolver pensamento crítico, análise e reflexão, o que oportuniza a formação de profissionais que são desafiados a examinar diversas perspectivas, incluindo aquelas relacionadas à deficiência. O objetivo deste trabalho foi compilar e discutir os resultados de estudos já realizados com a população universitária no que diz respeito às concepções de deficiência por meio de uma revisão sistemática da literatura dos últimos onze anos, a partir dos Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análise (PRISMA), nas bases de dados do Periódico CAPES e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde). Nos sete artigos encontrados, verificou-se a prevalência da concepção social da deficiência, seguida da biológica; muito aquém, a metafísica. Características como universidades públicas, maior idade e cursos da área de Humanidades, trazem amostras que tendencialmente concebem a deficiência do ponto de vista social. Alguns constructos (“idade”, “sexo”, “cursos” e “tempo de ingresso no curso”) não foram contemplados por todos os estudos, sendo assim, foram pouco discutidos e correlações importantes deixaram de ser realizadas. As discussões cotidianas somente podem ser superadas a partir do olhar crítico à estrutura social vigente, fundamentada nas fragilidades observadas. Nesse contexto, é crucial compreender a maneira como se enxerga a deficiência, em especial no contexto universitário, uma vez que a universidade é produtora de discursos a partir dos quais se definem problemas e pode-se construir outros caminhos de reflexões.   

Biografia do Autor

Ana Paula Gasparotto Paleari, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp) - doutoranda

E-mail: paula.paleari@unesp.br

Ana Luiza Quevedo, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) – Jaú/SP, Brasil

E-mail: anaquevedo@alumni.usp.br

Lucia Pereira Leite, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp) – Bauru/SP

E-mail: lucia.leite@unesp.br

Caroline Garpelli Barbosa, Universidade Federal Fluminense – Niterói/RJ, Brasil

E-mail: psica_ca@yahoo.com.br

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

Gasparotto Paleari, A. P., Quevedo, A. L., Pereira Leite, L., & Garpelli Barbosa, C. . (2024). Concepções de deficiência em universitários: revisão sistemática da literatura. Perspectivas Contemporâneas, 19(1), 1–20. https://doi.org/10.54372/pc.2024.v19.3787

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original