A concorrência desleal no e-commerce da importação: um estudo sobre a decisão de compra do público universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54372/pc.2024.v19.3713

Palavras-chave:

concorrência desleal, e-commerce, público universitário, dumping

Resumo

Considerando o crescimento e o amadurecimento do e-commerce brasileiro promovidos pela COVID-19, ainda mais no que se refere ao e-commerce na importação, e a preocupação quanto às ofertas deste segmento estarem amparadas em práticas desleais de comércio, definiu-se como objetivo geral para o presente estudo: identificar se a concorrência desleal no e-commerce da importação influencia na decisão de compra do público universitário. Como objetivos específicos foram definidos: averiguar os fatores que influenciam a decisão de compra do público universitário, identificar a compreensão sobre e-commerce e concorrência desleal. Compreendeu a amostra da pesquisa os alunos do Curso Superior em Comércio Exterior de uma instituição de ensino pública situada na Região Oeste da Grande São Paulo. A metodologia baseia-se numa pesquisa survey, com abordagem quantitativa, utilizando-se de uma Matriz de Amarração e da escala Likert para elaboração e coleta de dados por meio de um questionário eletrônico. Realizou-se uma análise descritiva dos dados coletados, que permitiu concluir que a concorrência desleal influencia na decisão de compra do público universitário, porém não sendo um fator determinante.

Biografia do Autor

Givan Aparecido Fortuoso da Silva, Faculdade de Tecnologia de Barueri - Fatec Barueri

Doutorando em Economia Política Mundial na Universidade Federal do ABC - UFABC. Possui Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001). Atualmente é professor da Faculdade de Tecnologia de Barueri – Fatec Barueri (CEETEPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza), já tendo lecionado em cursos de graduação e pós-graduação em instituições como Mackenzie, PUC-SP, UNINOVE, FIT, Faculdades Senai, S entre outras. Atuou, também, como consultor pela Associação Brasileira de Consultoria e Assessoria em Comércio Exterior – Abracomex. A área de Negócios Internacionais é a sua área de interesse de ensino e pesquisa, tendo como temas principais: empreendedorismo internacional, internacionalização de empresas brasileiras, políticas públicas para o desenvolvimento da atividade de comércio exterior e a internacionalização das empresas brasileiras.

E-mail: givan.silva2@fatec.sp.gov.br

Karoline Ferreira dos Santos, Faculdade de Tecnologia de Barueri - Fatec Barueri

Graduada no Curso Superior em Comércio Exterior da Fatec Barueri.

E-mail: karoline.santos5@fatec.sp.gov.br

Kátia Kitazima, Faculdade de Tecnologia de Barueri - Fatec Barueri

Graduada no Curso Superior em Comércio Exterior da Fatec Barueri.

E-mail: kkitazima@gmail.com

Letícia Moraes Lima Trindade, Faculdade de Tecnologia de Barueri - Fatec Barueri

Graduada no Curso Superior em Comércio Exterior da Fatec Barueri.

E-mail: leticia.lmoraes@outlook.com

Lucas da Silva Ribeiro, Faculdade de Tecnologia de Barueri - Fatec Barueri

Graduado no Curso Superior em Comércio Exterior da Fatec Barueri.

E-mail: lucasr006@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-10-04

Como Citar

Aparecido Fortuoso da Silva, G., Ferreira dos Santos, K. ., Kitazima, K. ., Moraes Lima Trindade, L. ., & da Silva Ribeiro, L. . (2024). A concorrência desleal no e-commerce da importação: um estudo sobre a decisão de compra do público universitário. Perspectivas Contemporâneas, 19(1), 1–27. https://doi.org/10.54372/pc.2024.v19.3713

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original