Eficiência de instituições públicas de ensino: uma revisão integrativa

AN INTEGRATIVE REVIEW

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54372/pc.2024.v19.3655

Palavras-chave:

Eficiência, Ensino Público, Revisão integrativa

Resumo

A necessidade de analisar a eficiência nas organizações do trabalho fez com que os estudos no campo das ciências administrativas se desenvolvessem ao longo dos anos. Sabe-se que a educação possui um papel de extrema relevância social. Diante dessa perspectiva, quais abordagens podem ser utilizadas para analisar a eficiência dessas instituições de ensino? O artigo tem como objetivo realizar uma revisão integrativa da eficiência em instituições públicas de ensino. A pesquisa se baseia na aplicação de recursos públicos financeiros em instituições de ensino públicas e na análise em torno do conceito de eficiência e sua concepção analítica acerca de instituições públicas de ensino. Como recursos metodológicos, realiza-se uma revisão integrativa da eficiência em instituições públicas de ensino conforme modelo proposto por Torraco (2016). Como resultados, observa-se que a produção científica que trata da eficiência na educação pública é bastante diversa, contemplando desde estudos teóricos (discussão conceitual) a pesquisas aplicadas em diversos países (mensuração da eficiência de instituições). Em síntese, os resultados demonstram que os estudos relativamente recentes, indicam que o assunto é um tema emergente e com várias discussões e debates ainda não consolidados ou em aberto. Percebe-se ainda uma ausência de grupos de pesquisa consolidados na área e de publicações com mais discussão entre os seus autores.

Biografia do Autor

Sheldon William Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2006), mestrado em Administração pelas Faculdades Pedro Leopoldo (2012) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2022). Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista.

E-mail: sheldon.silva@ifmg.edu.br

Gideon Carvalho de Benedicto, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (1983), mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Lavras.

E-mail: gideon.benedicto@gmail.com

Francisval de Melo Carvalho, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura de Lavras, atual Universidade Federal de Lavras (1987) e mestrado em Administração Rural pela mesma instituição (1992). Em 2009 concluiu o doutorado no Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie na área de concentração Finanças Estratégicas. É Professor Titular da Universidade Federal de Lavras e atual diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas.

E-mail: francarv@ufla.br 

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

William Silva, S., Carvalho de Benedicto, G., & Carvalho, F. de M. (2024). Eficiência de instituições públicas de ensino: uma revisão integrativa: AN INTEGRATIVE REVIEW. Perspectivas Contemporâneas, 19(1). https://doi.org/10.54372/pc.2024.v19.3655

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original