Trabalhabilidade, empregabilidade e desenho de trabalho do ponto de vista dos servidores de uma instituição de ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54372/pc.2024.v19.3586

Palavras-chave:

trabalhabilidade; empregabilidade; desenho de trabalho; servidores públicos; análise fatorial.

Resumo

O ser humano, desde eras remotas, já desempenhava funções de trabalho. O que era apenas para sobrevivência tornou-se, após a Revolução Industrial, uma oportunidade de desenvolvimento financeiro. A empregabilidade é um conceito que define o que é necessário para que um colaborador seja visto como valioso pelo mercado de trabalho. Enquanto a "trabalhabilidade" surgiu para estudar a capacidade desses empregados em gerar renda. Esta pesquisa teve como propósito estudar a trabalhabilidade e empregabilidade dos docentes e técnicos administrativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), buscando entender a importância e o impacto de cada dimensão do trabalho na vida do público-alvo, por meio da aplicação de um questionário sobre o desenho do trabalho, analisado pelo software SPSS. O objetivo era compreender critérios como a quantidade de informações que esses colaboradores filtram para desempenhar suas funções, a política de feedbacks, eficiência dentro da organização e a interdependência profissional. Constatou-se que 70% dos técnicos e docentes da UFPB não possuem interdependência profissional, 73% dos respondentes afirmaram que filtram diariamente uma alta gama de informações e apenas 54% afirmam receber feedbacks de colegas sobre seu desempenho profissional. Esses resultados estão diretamente relacionados a três das cinco dimensões do WQD: autonomia, variedade de trabalho e feedback no trabalho. Por meio desses resultados, identificou-se a influência e importância dos princípios da trabalhabilidade e empregabilidade e do desenho de trabalho no público-alvo da pesquisa, bem como a possibilidade de ampliação desta pesquisa para outras instituições de ensino.

Biografia do Autor

Pamela Ramos, UFPB

E-mail: pamela.adelino@academico.ufpb.br

Débora Raquel Ferreira da Silva Gomes, UFPB

Bacharelanda em Administração pela Universidade Federal da Paraíba e tecnóloga em Designer Gráfico pelo Centro Universitário de João Pessoa. 

E-mail: debiraquel@gmail.com

Felipe Araujo Pereira, UFPB

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba. Foi bolsista pela UFPB como pesquisador de iniciação científica em estudos sobre trabalhabilidade. Também participa do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Sociedade. Tem experiência de atuação em órgãos públicos e em logística, e sua área de atuação está em recursos humanos, logística e finanças.

E-mail: feliipe.apereira13@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-04-11

Como Citar

Ramos, P., Gomes, D. R. F. da S. ., & Pereira, F. A. (2024). Trabalhabilidade, empregabilidade e desenho de trabalho do ponto de vista dos servidores de uma instituição de ensino superior. Perspectivas Contemporâneas, 19(1). https://doi.org/10.54372/pc.2024.v19.3586

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original