A percepção do ensino do desenvolvimento sustentável pelos alunos do ensino superior: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.54372/pc.2024.v19.3479Palavras-chave:
Percepção, Ensino, Aprendizagem, Sustentabilidade, Desenvolvimento SustentávelResumo
A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) ocorre em todos os níveis sendo necessário acompanhar como os alunos do ensino superior percebem o ensino do Desenvolvimento Sustentável (DS). Nesse sentido, esta revisão sistemática da literatura buscou responder ao problema: Como a percepção do ensino do desenvolvimento sustentável, pelos alunos do ensino superior, é avaliada? tendo como questão secundária: Quais instrumentos são utilizados para avaliar a percepção do ensino do desenvolvimento sustentável pelos alunos do ensino superior? Para responder a estas perguntas foram levantados artigos no portal Periódicos Capes, dos 415 artigos encontrados, 18 passaram da primeira etapa de critérios de seleção e 3 pela segunda etapa. Os resultados demonstraram que os 3 artigos selecionados apresentam um método ou ferramenta para avaliar a percepção do ensino do desenvolvimento sustentável, utilizando de análise documental, entrevistas, grupo focal e survey. Os artigos também sugerem que estruturar uma grade curricular que inclua o Desenvolvimento Sustentável, ter o DS sendo ensinado ao longo do período do curso e entre as disciplinas, e estar alinhado aos interesses dos alunos, podem ser ações que contribuem como o ensino para o DS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mariana Roquini Candido, Profª Dra. Manoela Silveira dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.