A percepção do ensino do desenvolvimento sustentável pelos alunos do ensino superior: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54372/pc.2024.v19.3479

Palavras-chave:

Percepção, Ensino, Aprendizagem, Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável

Resumo

A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) ocorre em todos os níveis sendo necessário acompanhar como os alunos do ensino superior percebem o ensino do Desenvolvimento Sustentável (DS). Nesse sentido, esta revisão sistemática da literatura buscou responder ao problema: Como a percepção do ensino do desenvolvimento sustentável, pelos alunos do ensino superior, é avaliada? tendo como questão secundária: Quais instrumentos são utilizados para avaliar a percepção do ensino do desenvolvimento sustentável pelos alunos do ensino superior? Para responder a estas perguntas foram levantados artigos no portal Periódicos Capes, dos 415 artigos encontrados, 18 passaram da primeira etapa de critérios de seleção e 3 pela segunda etapa. Os resultados demonstraram que os 3 artigos selecionados apresentam um método ou ferramenta para avaliar a percepção do ensino do desenvolvimento sustentável, utilizando de análise documental, entrevistas, grupo focal e survey. Os artigos também sugerem que estruturar uma grade curricular que inclua o Desenvolvimento Sustentável, ter o DS sendo ensinado ao longo do período do curso e entre as disciplinas, e estar alinhado aos interesses dos alunos, podem ser ações que contribuem como o ensino para o DS.  

Biografia do Autor

Mariana Roquini Candido, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2021). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração.

E-mail: mari.roquini2@gmail.com

Profª Dra. Manoela Silveira dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora Adjunta do Departamento de Administração da UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu, Professora do PPGTGS/Unioeste - Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade e do PPGAdm/Unioeste - Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Administração . Líder do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade, organizações e arranjos organizacionais e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade - GPSA. Participante da rede GSFN -Global Sustainable Futures: Progress through Partnership Network group, e da Rede Resiliência. Doutora em Administração pelo PPGA/UFRGS (2013), Mestre em Administração pelo PPGA/UFRGS (2009) e graduação em Administração pela UEM (2005). Tem experiência na área de Administração e Agronegócio atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Cadeia de Suprimento, Sustentabilidade, Gestão da Produção, Estratégia e Teoria Institucional.

E-mail: manoela.santos@unioeste.br

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

Roquini Candido, M., & Silveira dos Santos, M. . (2024). A percepção do ensino do desenvolvimento sustentável pelos alunos do ensino superior: uma revisão sistemática. Perspectivas Contemporâneas, 19(1), 1–16. https://doi.org/10.54372/pc.2024.v19.3479

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original