COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING: UM ESTUDO DESCRITIVO SOBRE O MERCADO DE FARMÁCIAS

Autores

  • Antonio Marcos Âlcantara da Silva UEM - Universidade Estadual de Maringá
  • Francisco Giovanni David Vieira UEM - Universidade Estadual de Maringá
  • Olga Maria Coutinho Pépece Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Marketing, Comunicação Integrada, Farmácias, Maringá.

Resumo

A comunicação de marketing é aspecto fundamental da missão geral de qualquer organização. O motivo para integrar as comunicações de marketing é que tal integração representa uma vantagem competitiva para as empresas. Este artigo aborda esta questão e procura investigá-la no setor de farmácias que se caracteriza como um importante segmento do varejo brasileiro. O estudo, com caráter descritivo e corte transversal, foi realizado por meio de pesquisa do tipo survey junto à população de farmácias da cidade de Maringá. Os resultados do estudo indicam que mesmo havendo uma grande predisposição em implementar programas integrados de comunicação, não é possível caracterizar a comunicação de marketing realizada pelas redes de farmácias em Maringá como sendo comunicação integrada de marketing. Foi identificado que a falta de investimentos no desenvolvimento de recursos humanos com habilidades especializadas representa a principal barreira para a adoção da comunicação integrada de marketing nas empresas pesquisadas.

Biografia do Autor

Antonio Marcos Âlcantara da Silva, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Mestrando em Administração do Curso de Mestrado em Administração, consórcio Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina, membro do GIPEM (Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing)

Francisco Giovanni David Vieira, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá-PR, pesquisadora do GIPEM (Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing)

Olga Maria Coutinho Pépece, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Administração pela UFPR, Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá-PR, pesquisadora do GIPEM (Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing)

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Publicado

2012-11-30

Como Citar

Silva, A. M. Âlcantara da, Vieira, F. G. D., & Pépece, O. M. C. (2012). COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING: UM ESTUDO DESCRITIVO SOBRE O MERCADO DE FARMÁCIAS. Perspectivas Contemporâneas, 7(1). Recuperado de https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/1162

Edição

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Artigo Completo ou Artigo Original