TÉCNICA DE CRIAÇÃO DA MOSCA MINADORA Liriomyza trifolii (BURGESS) (DIPTERA: AGROMYZIDAE)
Palavras-chave:
rearing, melon, Cucumis melo, insecta, Liriomyza trifolii, cria磯, mel㯢 size=Resumo
A mosca-minadora Liriomyza trifolii (Burgess), atualmente, é a principal praga da cultura do meloeirono semi-árido do Rio Grande do Norte. A realização de estudos com esse inseto sofre interferência
no período de entressafra, pois a sua ocorrência está condicionada a presença do cultivo da planta
hospedeira no campo. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma técnica de criação
de L. trifolii capaz de produzir, em laboratório, insetos comparáveis aos encontrados na natureza,
permitindo a produção contínua para estudos básicos e aplicados desse inseto. Adultos de L. trifolii
foram mantidos em gaiolas de criação, em laboratório, os quais recebiam diariamente mudas de
meloeiro, produzidas em casa de vegetação, para serem infestadas pela mosca-minadora. Após a
infestação, as mudas retornavam a casa de vegetação, permanecendo por quatro dias, até o
desenvolvimento das fases de ovo e larva. Posteriormente, as folhas infestadas eram coletadas e
transferidas para sala climatizada (30 ± 2 oC, 75 ± 10% UR e fotofase de 12 h), até as larvas saírem
para empupar. Os pupários formados eram coletados e acondicionados em placas de Petri, onde
permaneciam até a emergência dos adultos. À medida que os adultos emergiam eram liberados nas
gaiolas de criação para a obtenção de uma nova geração.
Palavras-Chave: Insecta; Liriomyza trifolii; criação; melão; Cucumis melo
REARING TECHNIQUE FOR LEAFMINER Liriomyza trifolii (BURGESS) (DIPTERA: AGROMYZIDAE)
ABTRACT
The leafminer Liriomyza trifolii (Burgess) is currently the principal pest of the agroecosystem melon
crop in the semi-arid of Rio Grande do Norte. The realization of studies with this insect suffers
interference in the off season, since its occurrence is conditioned with the presence of the host-plant in
field. For this reason, the objective of this experiment was to develop a rearing technique of L. trifolii
able to produce, in laboratory, similar insects to the found in nature, letting the continuous production
for basic and applied studies of this insect. Adults of L. trifolii were maintained in laboratory, in rearing
cages, which received everyday melon seedlings, produced in greenhouse, to be infested by the
leafminer. After the infestation, the seedlings returned to the greenhouse, staying there for four days,
until the development of the egg and larvae stages. After this period, the infested leafs were collected
and transferred to the climatized room (30 ± 2 oC, 75 ± 10% UR and photophase of 12 h), until the
larva leaves the leaf to pass to pupa stage. The puparium formed were collected and conditioned in
Petri plaque, where were maintained until the adults emerge. As the adults were emerging, were
liberated in the rearing cages to obtain a new generation.
Key-Words: Insecta; rearing; melon; Cucumis melo
span.jajahWrapper { font-size:1em; color:#B11196; text-decoration:underline; } a.jajahLink { color:#000000; text-decoration:none; } span.jajahInLink:hover { background-color:#B11196; }span.jajahWrapper { font-size:1em; color:#B11196; text-decoration:underline; } a.jajahLink { color:#000000; text-decoration:none; } span.jajahInLink:hover { background-color:#B11196; }
Downloads
Publicado
2007-10-09
Como Citar
Araujo, E. L. de, Pinheiro, S. A. M., Geremias, L. D., Menezes Netto, A. C., & Macedo, L. P. M. (2007). TÉCNICA DE CRIAÇÃO DA MOSCA MINADORA Liriomyza trifolii (BURGESS) (DIPTERA: AGROMYZIDAE). Revista Campo Digital, 2(1). Recuperado de https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/campodigital/article/view/317
Edição
Seção
Agronomia
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são cedidos pelo autor à Revista Campo Digital, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.