PERFIL SOCIOECONÔMICO DE AGRICULTORES FEIRANTES DA MICRORREGIÃO DE CAMPO MOURÃO-PR

Autores

  • Fernada Regiane Greczyszn Faculdade Integrado de Campo Mourão
  • Simone Correia Molina Faculdade Integrado de Campo Mourão-PR

Palavras-chave:

Agricultura, comercialização, desenvolvimento regional

Resumo

A agricultura familiar constituída por pequenos e médios produtores representam a maioria de produtores rurais no Brasil. Nos últimos anos o segmento vem sendo responsável pela maior parte da produção de alimentos básicos, contribuindo decisivamente com o abastecimento urbano, por meio da diversificação de suas atividades e do beneficiamento dos alimentos e matérias-primas. Este trabalho teve por objetivo traçar o perfil socioeconômico (através de questionário) de agricultores familiares que comercializam seus produtos em feiras de agricultura familiar na microrregião de Campo Mourão – PR, no ano de 2011. A área média das propriedades dos agricultores familiares feirantes da microrregião é de 10 a 20 ha. A maioria possui o Ensino Médio completo, o trabalho é predominantemente familiar tanto na produção quanto na comercialização, são produtores de hortaliças e obtêm renda de R$ 600,00 a R$ 1.000,00, porém esta não é exclusiva da feira. A maioria não possui financiamento, tem assistência técnica na propriedade e acreditam que a feira tem um futuro promissor.

Palavras chaves: agricultura familiar, comercialização, desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

Fernada Regiane Greczyszn, Faculdade Integrado de Campo Mourão

Engenheira Agrônoma / Faculdade Integrado de Campo Mourão – PR

Simone Correia Molina, Faculdade Integrado de Campo Mourão-PR

Professora do Curso de Agronomia da Faculdade Integrado de Campo Mourão- PR.

Downloads

Publicado

2013-08-27

Como Citar

Greczyszn, F. R., & Molina, S. C. (2013). PERFIL SOCIOECONÔMICO DE AGRICULTORES FEIRANTES DA MICRORREGIÃO DE CAMPO MOURÃO-PR. Revista Campo Digital, 8(1). Recuperado de https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/campodigital/article/view/1299