Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Termo de Responsabilidade para Submissão de Artigo: O autor compromete-se de que o artigo enviado para avaliação é inédito e não será submetido a outra revista durante o processo de análise e em caso de deferimento para a publicação. Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são cedidos pelo(s) autor(es) à Perspectivas Contemporâneas. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. O direito de publicação nesta Revista autoriza a mesma a publicar o artigo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
  • Formato do arquivo: O autor deve certificar-se de que o artigo será enviado no formato de arquivo do programa Microsoft Office Word.
  • Formatação: O autor deve certificar-se de que a formatação do artigo foi realizada conforme descrito em diretrizes para o autor, encontradas na seção "Sobre" a revista. A seção da revista é revisada pelos pares.
  • Após o recebimento do artigo pela revista, o autor poderá acompanhar o tramite do mesmo pelo endereço eletrônico da revista. O artigo será avaliado pelo corpo editorial da revista e submetido para avaliação a dois membros do corpo editorial de localidades diferentes. Os trabalhos serão publicados na ordem de aceitação pela revista e não de seu recebimento.
  • Todos os endereços "URL" no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativos.
  • É responsabilidade do autor/autores o correto preenchimento do formulário eletrônico da revista no momento da submissão de seus trabalhos. Portanto, o responsável por submeter o artigo deve incluir os dados de cada autor (inclusive orientador e/ou co-orientador), clicando no ícone "incluir autor".  Informamos que em trabalhos em co-autoria (mais de um autor), caso os mesmos não sejam registrados no momento da submissão do artigo, eles não irão aparecer nos metadados e mecanismos de buscas dos respositórios e indexadores da revista (sumário) no momento da publicação.
  • A autoria atribui crédito e implica em responsabilidade pelo conteúdo publicado.

    Os autores comprometem-se que participaram da elaboração no manuscrito ao menos por um dos critérios apresentados a seguir:

    a. Participção ativa da discussão dos resultados;

    b. Revisão e aprovação da versão final do trabalho.

     

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA O AUTOR

NORMAS PARA CASOS DE ENSINO 

ELABORAÇÃO DO ARTIGO

Idioma: Serão aceitos artigos escritos em português, espanhol ou inglês americano.

Formato do arquivo: O artigo deve ser enviado no formato de arquivo do programa Microsoft Office Word.

Formatação: O artigo deve conter a seguinte formatação:
- Deve ser elaborado em folha tamanho A4 (210mm x 297mm), com margens superior e esquerda de 3cm e inferior e direita de 2cm.
- A fonte deve ser Arial tamanho 12 e espaço entre linhas de 1,5 cm em todo o trabalho, exceto:

- resumo, que deve aparecer com fonte tamanho 11 e espaço entre linhas simples. O resumo deverá ter de 100 a 250 palavras.
 
- abstract deve seguir o padrão do resumo.

- legendas, que devem ser inseridas com fonte tamanho 10 e espaço entre linhas simples.

- A numeração das páginas deve figurar no canto superior direito, iniciando pela página de título.
- O trabalho deve conter no máximo 30 páginas.
- O título e o resumo não devem conter abreviações. No texto as abreviações devem ser utilizadas apenas após terem sido citadas por extenso.
- Todas as referências devem estar citadas no texto.
- As palavras em latim e em inglês (exceto o abstract) devem estar escritas em itálico.
 
Títulos e subtítulos:
Os títulos das seções devem estar escritos em letra maiúscula, enquanto os subtítulos devem conter apenas as letras iniciais maiúsculas. Ambos devem estar localizados no canto esquerdo da página e em negrito. Os títulos das seções devem estar separados do texto anterior pelo espaço de uma linha.

Autores:
O nome(s) do autor (es) deve vir acompanhado de um breve currículo que o(s) qualifique na área do conhecimento do artigo. O currículo, bem como os endereços postais e eletrônicos, devem aparecer somente no cadastro do autor.
 
No que se refere à quantidade de autores por artigo, será permitida a submissão de trabalhos com até no máximo 5 (cinco) autores.
 
- Não devem conter informações sobre os autores no trabalho a ser submetido. 
 

- Identificador ORCID, que pode ser obtido no registro ORCID. Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID e incluir a URL completa (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097).

- Instituição(ões) de cada autor (recomenda-se que as unidades hierárquicas sejam apresentadas em ordem decrescente, por exemplo, universidade, faculdade e departamento), precedida dos números indicativos sobrescritos.


Notas: A numeração das notas explicativas é feita em algarismos arábicos, devendo ser única e consecutiva para cada artigo. Não se inicia a numeração a cada página.

Abreviações, Chaves de identificação, Símbolos e Unidades:
- Defina todas as abreviações nas legendas das figuras, tabelas e quadros.

Apresentação: Deve abranger os seguintes tópicos:
- Título curto e informativo sem conter abreviações, escrito em letras maiúsculas e negritadas.

Resumo (e abstract): deve apresentar claramente os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões. Sua extensão deve ser de 100 a 250 palavras, ser escrito em parágrafo único com espaço entre linhas simples (NBR 6028).

Palavras-chave (e keywords): indicar de três a cinco palavras que expressem claramente o conteúdo do artigo. Devem ser precedidas do termo: Palavras-chave.

Texto: deve obedecer aos critérios de cada categoria, de acordo com as instruções disponíveis em foco e escopo.

Agradecimentos: devem ser breves e relacionados à assistência técnica, opiniões, bem como ao apoio financeiro para a pesquisa e bolsas de estudo.

Tabelas e Quadros: devem ser inseridos o mais próximo possível do texto em que foram mencionados. O título deve figurar acima da tabela e/ou quadro e ser precedido da palavra Tabela e de seu número de ordem no texto (em algarismos arábicos). Deve haver o espaço de uma linha entre o texto e a tabela e/ou quadro. As legendas devem aparecer abaixo da tabela e/ou quadro, com fonte tamanho 10 e espaço entre linhas simples. As tabelas devem ser compreensíveis e auto-explicativas. As abreviações devem ser definidas nas legendas.

Ilustrações e fotos: devem ser inseridas o mais próximo possível do texto em que foram mencionados. O título deve estar localizado abaixo das figuras, precedido da palavra Figura e de seu número de ordem no texto (em algarismos arábicos). Deve haver o espaço de uma linha entre o texto e a figura. Defina todas as abreviações e símbolos usados na figura, mesmo se eles estiverem definidos no texto.
As ilustrações e fotos devem ser coladas no texto com resolução de boa qualidade, e também enviadas em arquivos separados, em formato .jpg.

Referências: O sistema adotado pela revista é o sistema autor-data, feita pela indicação do sobrenome de cada autor ou pelo nome de cada entidade responsável até o primeiro sinal de pontuação, seguido (s) da data de publicação do documento e da(s) páginas da citação, no caso de citação direta, separado por vírgulas e entre parênteses. Ex: (JOSSUA, 1976, p. 3)

As referências bibliográficas devem ser digitadas em ordem alfabética após a seção de agradecimentos, reunidas no final do trabalho. As chamadas no texto devem obedecer à forma adotada na referência, conforme a NBR 6023.

Exemplos:
Exemplo I: Para Gramsci (1978), uma concepção de mundo....
Exemplo II: Tratar os fatos sociais como “coisa” é uma postura intelectual que visa a neutralidade do saber científico. (DURKHEIM, 1992)
Exemplo III: Atualmente 65% das indústrias de mineração visam à exportação e a competitividade internacional. (CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA, 1993).
 
NÃO devem conter notas de rodapé no artigo. As notas explicativas poderão ser enumeradas ao final do artigo.

Nas referências estas indicações devem aparecer da seguinte forma:

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (Brasil). Educação básica e formação profissional. Salvador, 1993.

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. 11.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

Outros exemplos de referências:
Artigo de Periódico:
BALESTRIN, A.; VARGAS, L.M.; FAYARD, P. C. Criação de conhecimento nas redes de cooperação interorganizacional. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 45, n. 3, p. 52-64, jul./set. 2005.

Livro:
CHIAVENATO, I. Recursos humanos: o capital humano das organizações. São Paulo: Atlas, 2004.

Capítulo de livro com autoria própria:
BARBIERI, J. C.; ÁLVARES, A. C. Inovações nas organizações empresariais. In: BARBIERI, J. C. (Org.). Organizações inovadoras: estudos e casos brasileiros. Rio de Janeiro: FGV, 2003. p. 41-63.

Trabalho apresentado em evento:
RAMOS, H. D.; CHAGAS, S. R. R. Análise de viabilidade de escola-hotel para a cidade de Arapongas. In: ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS DA UNOPAR, 3., 2000, Londrina. Anais... Londrina: UNOPAR, 2000. p. 15

Tese:
CARDOSO JUNIOR, W. F. A inteligência competitiva aplicada nas organizações do conhecimento como modelo de inteligência empresarial para implementação e gestão de novos negócios. 2003. 209f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção) Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina.

Documento em meio eletrônico:
BISPO, Patrícia. Liderar na era do conhecimento. Disponível em: Acesso em: 06 out. 2004.

Artigo ou livro ainda não publicado:
Ao citar um artigo ou livro aceito para publicação mas ainda não publicado, inclua todos os dados necessários e ao final da referência escreva entre parênteses, o termo: no prelo.

Comunicações informais (Informação verbal):
Mencionar em nota os dados disponíveis, e indicar entre parênteses, a expressão: informação verbal.

Imagem em movimento:
Inclui filmes, videocassetes, DVD, entre outros. Devem aparecer os seguintes elementos: título, diretor, local, produtor, data e especificação do suporte em unidades físicas.
Exemplos:
OS PERIGOS do uso de tóxicos. Produção de Jorge Ramos de Andrade. São Paulo: CERAVI, 1988. 1 videocassete.

CENTRAL do Brasil. Direção: Walter Salles Júnior. Produção: Martire de Ciermont-Tonerre e Arthur Cohn. Intérpretes: Fernanda Montenegro; Marília Pêra; Vinicius de Oliveira; Sônia Lira; Othon Bastos; Matheus Nachtergaele e outros. Roteiro: Marcos Bernstein, João Emanuel Carneiro e Walter Salles Júnior. [S.I]: Le Studio Canal; Riofilmes; MACT Production, 1998. 1 bobina cinematográfica (106 minutos), son., color., 35mm.

Documento Iconográfico:
Inclui pintura, gravura, ilustração, fotografia, desenho técnico, dispositivo, diafilme, material estereográfico, transparência, cartazes, entre outros. Devem aparecer os seguintes elementos: autor, título (quando não existir, deve-se atribuir uma denominação ou a indicação [Sem título], entre colchetes), data e especificação do suporte.
Exemplos:

KOBAYASHI, K. Doença dos Xavantes, 1980, 1 fotografia.

FRAIPONT, E. Amílcar II. O Estado de São Paulo. São Paulo, 30 nov. 1998, Caderno 2, Visuais, p. D2. 1 fotografia, p&b. Foto apresentada no Projeto ABRA/Coca-cola.

MATTOS, M.D. Paisagem-Quatro Barras. 1987. 1 original de arte, óleo sobre tela, 40 X 50cm. Coleção particular.

Se o documento iconográfico estiver disponível em meio eletrônico:

VASO. TIFF. 1999. Altura: 1083 pixels. Largura: 827 pixels. 300 dpi. 51 Kb. Formato JPEG. 1 disquete.

VASO. TIFF. 1999. Altura: 1083 pixels. Largura: 827 pixels. 300 dpi. 51 Kb. Disponível em: , acessado em: 28 out.1999.
 
AVALIAÇÃO
O sistema de avaliação dos trabalhos é revisão double blind.
 
OBSERVAÇÃO: Não há cobrança de taxas para submissões ou publicações.


Artigos Completos

O artigo completo deve conter tí­tulo e subtí­tulo, com versão em inglês; Resumo, com versão em inglês; Palavras-chave, com versão em inglês; Introdução; Texto (material e método, resultados, discussões); Conclusão; Referências.

Artigos Breves

Comunicações breves são relatos a respeito de um único assunto que devem ser concisos mas completos. Uma Comunicação Breve não deve ser dividida em seções (Introdução, Metodologia etc.) e deve conter tí­tulo e subtí­tulo, com versão em inglês; Resumo, com versão em inglês; Palavras-chave, com versão em inglês; texto que não exceda 9 páginas, excluindo as referências bibliográficas, no máximo 2 figuras ou 2 tabelas (ou uma figura e uma tabela).

Educação no século XXI

A seção EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI é destinada a escritos de educação que auxiliem a pensar as dificuldades, a abrangência e a formação dos profissionais da área de Ciências Sociais Aplicadas. Buscamos nessa seção abrir um espaço para o diálogo e as novas perspectivas do ensino superior no Brasil. Os artigos enviados para essa seção devem conter tí­tulo e subtí­tulo, com versão em inglês; Resumo, com versão em inglês; Palavras-chave, com versão em inglês; Introdução; Texto (material e método, resultados, discussões); Conclusão; Referências.

Casos para Ensino

Os casos para ensino devem ser fatos reais baseado em trabalho de campo nas empresas mencionadas no caso.

A atualidade do caso é um relevante critério de análise da submissão, sendo que os estudos realizados com mais de 36 meses não são incentivados.

O principal objetivo dos casos para ensino é didático, e devem ser focados na:

  • Apresentação da natureza da situação organizacional em questão.
  • Descrição dos fatos que consolidam tal situação empresarial.
  • Apresentação sintética dos objetivos didáticos do caso.
  • Descrição sumária da forma de obtenção dos dados que compõem o caso.
  • A indicação do público que faria melhor uso do caso.

Os casos para ensino devem ser iniciados com a descrição da situação e não devem conter citações de autores. Na descrição do Caso para Ensino, não cabem referências bibliográficas, apenas, se necessário, as referências das fontes de dados necessárias à construção do mesmo. Elas devem aparecer apenas nas Notas de Ensino, por ocasião da breve revisão de literatura e/ou quando da recomendação de leituras pertinentes à situação descrita no caso.

Posteriormente, são apresentadas as notas de ensino, que são compostas de:

Resumo do caso em português e inglês em que constem objetivo e descrição da situação real, bem como de três a cinco palavras-chave em ambas as línguas.

1. Objetivos didáticos: que temas serão trabalhados em aula em que o caso venha a ser utilizado? Em que disciplinas/temas o caso se encaixa? Nível dos alunos/participantes a quem o caso se destina (graduação? mestrado? formação executiva?).

2. Questões para discussão com as respectivas respostas.

3. Sugestão para um plano de ensino.

4. Breve revisão de literatura; caso referências sejam apresentadas no corpo desse texto, deve-se incluir o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página, se for uma citação direta. As referências completas dos autores citados deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da ABNT.

5. Discussão (ou Análise do Caso).

6. Indicações bibliográficas, caso o autor queira recomendar leituras pertinentes com a situação descrita no caso.

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