OS SONS DA NATUREZA MOTIVANDO O ENSINO DA BIOLOGIA EM AMBIENTES NÃO-FORMAIS
Keywords:
sons, espaços não-formais, ensino-aprendizagem, biologia.Abstract
O artigo discorre sobre a motivação para o ensino-aprendizagem de Biologia em ambientes não-formais por meio dos sons produzidos na natureza. O ensino de biologia valoriza o conhecimento adquirido pelos alunos, nos fatos do cotidiano e no saber sistematizado, já que estes buscam sempre uma melhor qualidade de vida no planeta, por meio de novos valores e atitudes. Os espaços não-formais envolvem ambientes livres, como: praças, parques, bosques onde se possam desenvolver aulas práticas. Nesses ambientes, além do prazer, os alunos absorvem um aprendizado mediante a curiosidade despertada para determinados temas. Os sons ecológicos podem auxiliar no combate ao stress dos alunos aumentando sua capacidade de concentração; no tratamento do zumbido e auxiliar no tratamento da insônia; podem também se transformar em música que pode fazer parte da vida escolar dos alunos. O objetivo do artigo é utilizar os espaços não-formais para o ensino-aprendizagem de Biologia motivando os alunos por meio dos sons perceptíveis na natureza. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de natureza bibliográfica descritiva de livros e artigos de revistas impressas e eletrônicas sobre o tema. Conclui-se que a utilização dos sons ecológicos pode ser bem aproveitada no ensino-aprendizagem de Biologia de forma que o desenvolvimento dos alunos seja alcançando.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são cedidos pelo autor à SaBios-Revista de Saúde e Biologia, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Copyright of articles published in this journal are transferred by the author to SaBios-Journal of Health and Biology, which is authorized to publish them in printed, digital or other existing way, without financial reward for authors. Considering that articles appear in this public accessed journal, they are free to be used in educational and non-commercial applications.