O USO DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Keywords:
inteligências múltiplas, ensino de Biologia, aprendizagem, educação, estratégias.Abstract
O presente trabalho, inspirado nos pressupostos teóricos da Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvida pelo psicólogo cognitivista Howard Gardner, propõe algumas estratégias que se baseiam no desenvolvimento de atividades que permitem a participação e o interesse do maior número possível de alunos durante as aulas de Biologia, levando em consideração que os discentes apresentam formas diferentes de aprender. A proposição/adoção de estratégias alternativas pode ser considerada “recursos pedagógicos” capazes de contribuir com a construção de conhecimentos e formação de capacidades intelectuais superiores, evitando a abordagem tradicional há muito praticada na disseminação do conhecimento científico que, em muitas vezes, provoca conflitos no processo ensino-aprendizagem. Além disso, tais “recursos pedagógicos” atendem às individualidades do educando, tornando o ensino de Biologia mais eficiente e prazeroso.
ABSTRACT
The present study was inspired by the theoretical assumptions of Multiple Intelligences Theory desenvolved by cognitive psychologist Howard Gardner. This research proposes some strategies which are based on the development of activities that allow the participation and interest of as many students as possible in Biology lessons, considering that students have different ways of learning. The proposal and adoption of alternative strategies may be considered 'pedagogical resources' able to help build the knowledge and form superior intellectual capacities. Thus, this action avoids the traditional approach which has been long used in spreading scientific knowledge, and provokes conflicts in the teaching-learning process. Furthermore, such 'pedagogical resources' meet the individuality of student, making the teaching of Biology more efficient and pleasant.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são cedidos pelo autor à SaBios-Revista de Saúde e Biologia, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Copyright of articles published in this journal are transferred by the author to SaBios-Journal of Health and Biology, which is authorized to publish them in printed, digital or other existing way, without financial reward for authors. Considering that articles appear in this public accessed journal, they are free to be used in educational and non-commercial applications.