<div align="justify">AVALIAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO: PALESTRA DE SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA ETHANIL BENTO DE ASSIS, CAMPO MOURÃO, PR, SOBRE MEDIDAS PREVENTIVAS E O RISCOS DO USO DE DROGAS PARA A SAÚDE DO USUÁRIO, DA FAM</div align="justify">
Keywords:
Avaliação, projeto de Intervenção, Prevenção, Drogas, Campo Mourão.Abstract
Este trabalho teve como objetivo avaliar o projeto de intervenção: palestra de sensibilização de alunos do ensino médio da escola Ethanil Bento de Assis área de abrangência do Jardim Modelo, Campo Mourão, PR, a respeito de medidas preventivas e os riscos do uso de álcool e drogas para a saúde do usuário, da família e da comunidade. Para estabelecer a avaliação utilizou-se a percepção dos educadores sobre a sensibilização dos alunos e a reação dos alunos frente ao tema. A população do estudo constituiu-se de 3 dos 5 professores que participaram da palestra e por uma amostra aleatória estratificada de 30 alunos, que representou 18% da população estudada. Os resultados demonstraram que na percepção dos professores os alunos foram sensibilizados e que a maioria dos alunos adquiriu conhecimentos que estimularam a uma reação preventiva frente ao tema. No entanto, entendemos que para o alcance da saúde e qualidade de vida de uma população, o conhecimento não pode ser privilégio apenas de parte da população. Frente a esta situação, se faz necessário à implementação de ações multidisciplinares e intersetoriais, que extrapolem o simples repasse de informações e que garantam a população conhecimentos contínuo capazes de provocar mudanças comportamentais e prevenir e promover a saúde do indivíduo e sua comunidade.align="justify">EVALUATION OF THE INTERVENTION PROJECT: LECTURE OF SENSITIZATION OF STUDENTS FROM ETHANIL BENTO DE ASSIS SCHOOL, IN JARDIM MODELO, FROM CAMPO MOURÃO, PR, ABOUT PREVENTIVE ACTIONS AND THE RISKS OF DRUGS USE TO USER´S HEALTH, ITS FAMILY AND THE COMMUNITY, CARRIED OUT IN 1° SEMESTER OF 2006. align="justify">
Abstract
The objective of this study was the evaluation of an intervention project: lecture of sensitization about preventive actions and the risks of alcohol and drugs consumption for user’s health, its family and the community. This study has evaluated students in secondary education from Ethanil Bento de Assis School, in Jardim Modelo, from Campo Mourão, PR. To establish evaluating perception of educators about students’ sensitization and the reaction of them front to the subject, 3 of 5 teachers that participated in the lecture and a randomly sample of 30 students, corresponding to 18% of the studied population, were analyzed. Results demonstrate that in teachers’ perception the students were sensitized and that the majority of students acquired knowledge that stimulated a preventive reaction front to the subject. However, we understand that to the reach of health and life’s quality, knowledge cannot be privilege only of part of population. Front to this situation, it makes necessary the implementation of multidiscipline and inter-sector actions, which surpass the simple view of information and that guarantee the continuous population knowledge. Thus, individual and communitarian health may be prevented and manner changes may be stimulated.align="justify">
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são cedidos pelo autor à SaBios-Revista de Saúde e Biologia, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Copyright of articles published in this journal are transferred by the author to SaBios-Journal of Health and Biology, which is authorized to publish them in printed, digital or other existing way, without financial reward for authors. Considering that articles appear in this public accessed journal, they are free to be used in educational and non-commercial applications.