Indícios de contaminação no principal corpo hídrico de abastecimento público do município de Campo Mourão – Pr: uma análise a partir de um bioindicador de qualidade ambiental
Keywords:
environmental pollution, aquatic ecosystems, Astyanax altiparanae, piscine micronucleus test.Abstract
Atualmente, milhares de poluentes de origem sintética e orgânica têm afetado o ambiente aquático, promovendo a desestabilização dos ecossistemas, das comunidades e das populações. Muitas destas substâncias, além de apresentarem efeitos mutagênicos e carcinogênicos a diferentes organismos, podem se bioacumular, representando um risco potencial, inclusive à saúde humana. Desta forma, detectar, minimizar e/ou subsidiar informações acerca deste problema, são ações de grande relevância para a sociedade e para regulamentação adequada de leis que promovam o controle da poluição aquática. Sabendo disso, o presente trabalho buscou avaliar a contaminação ambiental do rio do Campo, Campo Mourão-PR, a partir da utilização do lambari Astyanax altiparanae como bioindicador da qualidade ambiental. Através do teste do micronúcleo písceo foi possível verificar que os exemplares coletados no rio do Campo apresentaram maior frequência de aberrações nucleares em seus eritrócitos quando comparados a uma situação controle, realizada em laboratório. Esta verificação indica que estes indivíduos estiveram sujeitos a níveis de agentes clastogênicos suficientes para gerar danos genéticos irreversíveis em suas células sanguíneas. Através do teste-t de Student, verificou-se que a taxa de danos nucleares em eritrócitos de A. altiparanae na condição natural foi significativamente maior do que a situação controle. Os resultados obtidos servem para alertar a sociedade e as autoridades sobre os perigos que as atividades antrópicas podem trazer para os ecossistemas e para a saúde pública, viabilizando ações de recuperação do equilíbrio e de sustentabilidade do ecossistema local.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são cedidos pelo autor à SaBios-Revista de Saúde e Biologia, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Copyright of articles published in this journal are transferred by the author to SaBios-Journal of Health and Biology, which is authorized to publish them in printed, digital or other existing way, without financial reward for authors. Considering that articles appear in this public accessed journal, they are free to be used in educational and non-commercial applications.