O USO DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Guilherme Malafaia Universidade Federal de Ouro Preto
  • Aline Sueli de Lima Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí

Palavras-chave:

inteligências múltiplas, ensino de Biologia, aprendizagem, educação, estratégias.

Resumo

O presente trabalho, inspirado nos pressupostos teóricos da Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvida pelo psicólogo cognitivista Howard Gardner, propõe algumas estratégias que se baseiam no desenvolvimento de atividades que permitem a participação e o interesse do maior número possível de alunos durante as aulas de Biologia, levando em consideração que os discentes apresentam formas diferentes de aprender. A proposição/adoção de estratégias alternativas pode ser considerada “recursos pedagógicos” capazes de contribuir com a construção de conhecimentos e formação de capacidades intelectuais superiores, evitando a abordagem tradicional há muito praticada na disseminação do conhecimento científico que, em muitas vezes, provoca conflitos no processo ensino-aprendizagem. Além disso, tais “recursos pedagógicos” atendem às individualidades do educando, tornando o ensino de Biologia mais eficiente e prazeroso.    

ABSTRACT

The present study was inspired by the theoretical assumptions of Multiple Intelligences Theory desenvolved by cognitive psychologist Howard Gardner. This research proposes some strategies which are based on the development of activities that allow the participation and interest of as many students as possible in Biology lessons, considering that students have different ways of learning.  The proposal and adoption of alternative strategies may be considered 'pedagogical resources' able to help build the knowledge and form superior intellectual capacities. Thus, this action avoids the traditional approach which has been long used in spreading scientific knowledge, and provokes conflicts in the teaching-learning process.  Furthermore, such 'pedagogical resources' meet the individuality of student, making the teaching of Biology more efficient and pleasant.

Biografia do Autor

Guilherme Malafaia, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Ciências Biológicas/Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas da UFOP e atualmente faz doutorado em Ciências Biológicas neste mesmo programa e instituição. Tem experiência docente, lecionando as disciplinas Ciências (Rede Municipal de Educação da cidade de Ouro Preto - desde 2007) e Biologia para o ensino médio e curso pré-vestibular (Colégio Sinapse Ltda - Anglo Ouro Preto - desde 2005). Já atuou como professor de Biologia para o ensino médio do Programa de Incentivo à Qualificação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), foi monitor das disciplinas Cito-histologia Geral, Histologia Especial e Imunologia D oferecidas aos cursos de Nutrição, Ciências Biológicas, Farmácia e Medicina da UFOP e já lecionou aulas da disciplina Imunologia Básica para o curso de Medicina da mesma universidade. Tem interesse nas áreas da Imunologia, Parasitologia, Nutrição, Ciências Ambientais (recursos hídricos e monitoramento ambiental), Educação e Educação Ambiental.

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Publicado

2011-12-09

Como Citar

Malafaia, G., & Rodrigues, A. S. de L. (2011). O USO DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. SaBios-Revista De Saúde E Biologia, 6(3). Recuperado de https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/sabios/article/view/762

Edição

Seção

Artigo original