“DO MAR AO MUNDO CORPORATIVO”: As Características Empreendedoras Da Família Schürmann

Autores

  • Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Turismo de Aventura, Treinamento corporativo.

Resumo

O turismo de “aventura “ fez surgir, desde o final do século XX,   produtos e serviços que se originaram da vivência e experiência de pessoas que, ao vislumbrar uma nova fonte de renda abandonaram a profissão que desempenhavam, e lançaram-se de corpo e alma neste mercado. Conhecer as características empreendedoras destes profissionais é penetrar no mundo e na alma destas pessoas,  buscando as respostas para o sucesso que obtiveram neste tipo de negócio. A vida sedentária nas grandes cidades parece ter despertado no homem a necessidade de modificar esse estilo. Os aventureiros do novo milênio, de certa maneira, têm a capacidade de transportar outros para uma vida mais próxima à natureza e aos desafios impostos por ela, como forma de aprender a lidar com situações adversas no mundo corporativo. O objetivo que norteia este estudo é  identificar as características empreendedoras que possibilitaram à Família Schürmann transformar uma experiência  que, de início era um sonho, em um empreendimento bem sucedido. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo método de procedimento é o estudo de caso. Utiliza-se de entrevista e documentos para coleta de dados. Como resultados, evidenciam-se a presença das cinco características distintivas do empreendedor, na Família Schürmann, conforme apontam o estudo de  Bueno e Lapolli (2001).

Biografia do Autor

Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Administração. Bacharel em Administração. Professora da área de Organização e Recursos Humanos da Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2012-08-14

Como Citar

Medeiros, C. R. de O. (2012). “DO MAR AO MUNDO CORPORATIVO”: As Características Empreendedoras Da Família Schürmann. Perspectivas Contemporâneas, 5(2). Recuperado de https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/586

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original