RELAÇÕES SOCIAS – UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS SURDOS INCLUÍDOS NO ENSINO REGULAR
Palavras-chave:
Professor/aluno, Teoria do Vínculo, Ensino/Aprendizagem.Resumo
O objetivo deste trabalho consistiu em entender as representações sociais que os alunos surdos incluídos no ensino regular têm acerca da relação professor/aluno, bem como da relação aluno/aluno. A teoria do vínculo de Pichon-Riviére nos mostra que esta relação afeta o comportamento e a aprendizagem de alunos no seu processo normal de desenvolvimento, mas, que também não difere de alunos com deficiências que estão inclusas no ensino regular. Pretendeu-se entender as condições em que estes alunos foram inclusos, bem como pesquisar os recursos de ensino-aprendizagem baseados no referido vínculo, para dar suporte de atuação aos professores do ensino regular que recebem estes alunos. A pesquisa qualitativa balizou os entendimentos sobre as condições atuais de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular, suas características e necessidades para aprendizagem. Para tanto, utilizou-se de entrevistas e questionários com alunos surdos inclusos para identificar as representações que fazem acerca das relações estabelecidas no ambiente escolar, e a pesquisa bibliográfica embasou a compreensão da eficácia do vínculo como contribuição no desenvolvimento da integração do aluno surdo no processo educacional. Conclui-se que a comunicação é ferramenta essencial para estabelecer vínculos positivos ou negativos e é a partir do vínculo que se forma a identidade do sujeito, numa inter-relação social (que favorece ou não) a aprendizagem do meio e pelo meio. Na escola estas inter-relações são fundamentais para mais do que uma inclusão, uma integração global do aluno Surdo.Downloads
Publicado
2013-08-01
Como Citar
Pereira, J., & Cavali, R. de C. (2013). RELAÇÕES SOCIAS – UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS SURDOS INCLUÍDOS NO ENSINO REGULAR. Perspectivas Contemporâneas, 8(1). Recuperado de https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/544
Edição
Seção
Educação no século XXI
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