TENDÊNCIAS MERCADOLÓGICAS PARA O CONSUMO DE REFRIGERANTES DE BAIXA CALORIA

Autores

  • Dario de Oliveira Lima-Filho UFMS
  • Leidy Diana de Souza de Oliveira UFMS
  • Eluiza Alberto de Morais Watanabe UFMS

Palavras-chave:

estratégias de marketing, refrigerantes, baixa caloria, diet/light, hábitos alimentares.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar tendências do mercado de refrigerantes de baixa caloria e as reações estratégicas das empresas a essas tendências. Especificamente, pretende-se: a) identificar o comportamento dos consumidores; b) caracterizar o mercado e o consumo de refrigerantes de baixa caloria, e; c) as estratégias de marketing das empresas atuantes na indústria. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisa exploratória, descritiva e analítica. A pesquisa foi constituída de levantamentos bibliográficos e documentais. Este estudo caracteriza-se como sendo um estudo de múltiplos casos e o locus de pesquisa foram as três maiores empresas integrantes da indústria de refrigerantes no Brasil (Coca-Cola, Ambev e PepsiCo), que juntas possuem mais de 80% do mercado de refrigerantes no Brasil. Os resultados encontrados revelam que o fator saudabilidade tem se mostrado como um dos principais determinantes de compra de produtos alimentícios, porém os consumidores não estão dispostos a abrir mão do fator sabor. Isso faz com que a indústria de refrigerantes tenha que investir pesadamente em pesquisa e desenvolvimento. A estratégia principal da indústria de refrigerantes tem sido a realização de pequenas modificações e adaptações nos produtos existentes, porém, alguns especialistas temem que essa não seja uma estratégia sustentável a longo prazo. O marketing regional tem sido utilizado, assim como a atuação em segmentos e nichos de mercado.

Biografia do Autor

Dario de Oliveira Lima-Filho, UFMS

Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) na área de marketing no agronegócio. Tem coordenado projetos de pesquisa sobre comportamento alimentar e estratégias mercadológicas de alimentos, financiados pelo CNPq e FUNDECT. Mestre e Doutor em Administração pela FGV/SP

Leidy Diana de Souza de Oliveira, UFMS

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e mestranda em Administração Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem participado de projetos de pesquisa sobre comercialização de alimentos, financiados pelo CNPq.

Eluiza Alberto de Morais Watanabe, UFMS

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e mestranda em Administração Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem participado de projetos de pesquisa sobre distribuição de alimentos, financiados pelo CNPq.

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Publicado

2010-06-09

Como Citar

de Oliveira Lima-Filho, D., Diana de Souza de Oliveira, L., & Alberto de Morais Watanabe, E. (2010). TENDÊNCIAS MERCADOLÓGICAS PARA O CONSUMO DE REFRIGERANTES DE BAIXA CALORIA. Perspectivas Contemporâneas, 4(2). Recuperado de https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/527

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original