CONDIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA INTENÇÃO ESTRATÉGICA: ISOLANDO SEUS EFEITOS NA VARIAÇÃO DO DESEMPENHO DE PEQUENAS EMPRESAS

Autores

  • Cristiano de Oliveira Maciel UFPR - Universidade Federal do Paraná, Curitiba - PR

Palavras-chave:

Intenção estratégica, Pequenas empresas, Desempenho.

Resumo

A noção de intenção estratégica, difundida por Gary Hamel e Coimbatore K. Prahalad, tem sido apontada como fonte de explicação para o desempenho superior de grandes corporações internacionais, mas a elas tem ficado restringida. Buscando estender o conceito além dos limites da realidade de megacorporações foi aplicado um survey em 130 pequenas organizações varejistas que foram escolhidas por conveniência na cidade de Curitiba. Em função da dificuldade em verificar efetivamente a presença de uma intenção estratégica nas organizações que fizeram parte do estudo pretendeu-se identificar, então, as condições para sua formação. Adotando também as premissas da VBR, as capacidades organizacionais foram assumidas como as principais fontes de explicação do desempenho. Por conseqüência condições para formação da intenção estratégica e capacidades organizacionais foram tomadas como variáveis preditoras da variação do desempenho organizacional. Uma análise de regressão apontou que o modelo proposto “explica” aproximadamente 22% da variação do desempenho das organizações que fizeram parte da pesquisa. As condições para formação da intenção estratégica apresentaram aproximadamente a metade do poder preditivo na explicação da variação de desempenho em comparação às capacidades funcionais.

 

 

CONDITIONS FOR STRATEGIC INTENT’S FORMATION: ISOLATING ITS EFFECTS IN THE VARIATION OF SMALL BUSINESS PERFORMANCE

 

ABSTRACT

 

The notion of “strategic intent” created by Gary Hamel and Coimbatore K. Prahalad, has been appointed as the source responsible for the higher performance of large international corporations, however it has been restricted to such organizations. Trying to extent the concept beyond the limits of this reality, a survey was conducted with 130 small retail organizations chosen by convenience at the city of Curitiba, Brazil. Due to the difficulty in verifying effectively the strategic intent within these smaller enterprises, the objective of this paper was to identify the conditions for its formation. With the RBV’s premises as backgroung, the organizational capabilities were assumed as the main source of explanation of organization performance. Therefore, the conditions for strategic intent’s formation and organizational capabilities were taken as independent variables and the performance was assumed as the dependent variable. A regression analysis showed that the model explains about 22% of the performance variation of the organizations part of the survey. The conditions for strategic intent’s formation explained approximately half of the variation of performance in comparison to the functional capabilities.

 

 

Biografia do Autor

Cristiano de Oliveira Maciel, UFPR - Universidade Federal do Paraná, Curitiba - PR

Bacharel em Administração pela Faculdades Integradas Curitiba (2003); Especialista em Marketing Empresarial pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (2004) e Mestre em Administração pela UFPR. Atualmente atua como professor de cursos de graduação do Grupo Educacional Uninter em Curitiba e outros cursos de pós-graduação.

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Publicado

2007-12-11

Como Citar

Maciel, C. de O. (2007). CONDIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA INTENÇÃO ESTRATÉGICA: ISOLANDO SEUS EFEITOS NA VARIAÇÃO DO DESEMPENHO DE PEQUENAS EMPRESAS. Perspectivas Contemporâneas, 2(2). Recuperado de https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/407

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original