AS DIMENSÕES DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: AVALIANDO OS CASOS DOS GERENTES E VENDEDORES NA CIDADE DE BELO HORIZONTE

Autores

  • CLAUDIO JOSE ALVES COSTA Faculdade Integradas de Pedro Leopoldo, Belo Horizonte - MG
  • LÚCIO FLÁVIO RENAULT DE MORAES Faculdade Integradas de Pedro Leopoldo, Belo Horizonte - MG

Palavras-chave:

Modernidade, Comprometimento, Comportamento

Resumo

Em um ambiente bastante competitivo, possuir uma força de trabalho que esteja permanentemente comprometida com a organização, aliada a uma modernidade organizacional, é essencial para a sobrevivência das organizações atuais - porque as inovações tecnológicas se frustram ou perdem a sua força caso a organização não disponha de um patrimônio humano efetivamente comprometido com a empresa. Dentro deste contexto, as pesquisas sobre comprometimento organizacional têm se revelado pertinentes, sendo objeto de estudo para um grande número de administradores e pesquisadores. Portanto, com o objetivo de contribuir com o incremento do conhecimento sobre o construto comprometimento organizacional, esta pesquisa foi desenvolvida em duas empresas do setor varejista do comércio da cidade de Belo Horizonte. Quanto aos métodos de pesquisa este estudo caracteriza-se como quantitativo e descritivo. Valendo-se de um modelo teórico – Modelo das Três Dimensões de Meyer e Allen (1997) - testado e validado no Brasil, foram pesquisados os graus e tipos de comprometimento dos vendedores e gerentes com a organização. Os resultados encontrados, em ambas as redes de lojas, indicaram um grau moderado de comprometimento – afetivo, normativo, instrumental. Por fim, apresentaramse as implicações acadêmicas e práticas, bem como as limitações deste estudo e recomendações para futuras pesquisas.

 

 

 

THE ORGANIZATIONAL COMPROMISING DIMENSIONS: ESTIMATING THE

MANAGERS AND SALESPEOPLE CASES IN BELO HORIZONTE CITY

 

ABSTRACT

 

In a very competitive atmosphere, to have a labor force wiling to be permanently committed with the enterprise, allied to an organizational modernity, is absolutely necessary to the present companies’ survival – because the technologic innovations become frustrated or lose its power in case of the organization doesn’t have a human patrimony really committed with the institution. In this context, the searches about organizational compromising have been indicated as appropriate, it’s being focus to a vast number of businessman and researchers. Therefore, with the aim to cooperate with the knowledge increase about the construto organizational compromising, this research was developed in two retail companies from Belo Horizonte city. The search methods used in this study were quantitative and descriptive. It was applied a theorist model – The three dimensions model from Meyer and Allen (1997) – it is tested and legalized in Brazil, the degrees and kinds of manager and salespeople compromising related to the organization were searched. The results founded reveal a moderate degree of compromising – affective, normative, instrumental, in both stores network. In the end, it was showed the academic and practice involutions, as well the limitations of this study and suggestions for future searches.

 

Biografia do Autor

CLAUDIO JOSE ALVES COSTA, Faculdade Integradas de Pedro Leopoldo, Belo Horizonte - MG

É graduado em Tecnologia de Processamento de Dados. Faculdade de Ciências Gerencias UNA - Belo Horizonte - MG (1994) e Mestre em Administração pela Faculdades Integradas Pedro Leopoldo. Pedro Leopoldo - MG (2006). Atualmente exerce a função de Analista de Negócio e Informaçãoo do Grupo Bonsucesso (Belo Horizonte - MG), exerce atividade docente na área de Administraçãoo e é membro do Grupo de Estudos Avançados sobre Comportamento Organizacional - GEACO da Fundaçãoo Pedro Leopoldo/MG..Endereço de contato: Rua Lorena, 963 apto 201 - Padre Eustáquio - Belo Horizonte - MG - 30730-170. E-mail: claudioalvescosta@uol.com.br e  claudio.costa@grupobonsucesso.com.br

LÚCIO FLÁVIO RENAULT DE MORAES, Faculdade Integradas de Pedro Leopoldo, Belo Horizonte - MG

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972) , mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) , doutorado em Leadership and Human Behavior pela United States International University (1985) , pos-doutorado pela Aston University Of Manchester (1992) e pos-doutorado pela Australian Catholic University (2002) . Atualmente é Pesquisador / Consultor do Conselho Nacional Cientê­fico e Tecnológico, Consultor do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Consultor do Fundaçãoo de Amparo à  Pesquisa do Estado de Minas Gerais e professor titular da Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administraçãoo de Empresas. Atuando principalmente nos seguintes temas:Ética, Trabalho.

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Publicado

2007-06-01

Como Citar

COSTA, C. J. A., & MORAES, L. F. R. D. (2007). AS DIMENSÕES DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: AVALIANDO OS CASOS DOS GERENTES E VENDEDORES NA CIDADE DE BELO HORIZONTE. Perspectivas Contemporâneas, 2(1). Recuperado de https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/391

Edição

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