A (IN)SUSTENTÁVEL NEGATIVIDADE DO MARKETING NO TERCEIRO SECTOR. ESTUDO DE CASO DE DOIS MUSEUS PORTUGUESES

Autores

  • Alexandre Filipe Silveira de Almeida Faculdade Economia Porto, Universidade Porto
  • Cristina Cardoso Torres dos Santos Faculdade Economia Porto, Universidade Porto
  • Aurora Amélia Castro Teixeira CEMPRE, Faculdade Economia Porto, Universidade Porto

Palavras-chave:

Terceiro Sector, Capital Humano, Marketing, Third Sector, Human Capital

Resumo

Em geral o Terceiro Sector aparece associado a missões “nobres”, desprovidas de interesses “mais materialistas”. Assim, aspectos relacionados com as estratégias de marketing parecem não fazer aqui qualquer sentido. Neste estudo de caso fazemos uma análise detalhada da evolução histórica, posicionamento artístico e organização de duas instituições, o Museu de Serralves e o Museu Nacional de Soares dos Reis, procurando averiguar a relevância que o capital humano afecto à gestão teve nesse percurso. Avaliamos em que medida a existência de competências de gestão avançadas permite a complexificação das estratégias de marketing e, por conseguinte, uma melhor performance.

 

THE (UN)BEARABLE NEGATIVENESS OF MARKETING IN THE THIRD SECTOR. THE CASE STUDY OF TWO PORTUGUESE MUSEUMS

 

ABSTRACT

 

In general the Third Sector appears associated to "noble" missions, absent from "more materialistic" interests. Thus, issues related to marketing strategies seem to make no sense in such context. In this case study we undertake a detailed analysis of the historical evolution, artistic positioning, and organization of two institutions, the Museu de Serralves and the Museu Nacional de Soares dos Reis, seeking to inquire the relevance that the human capital allocated to the management had in such evolution. We evaluate the extent to which the existence of advanced management competencies allowed the complexity of marketing strategies and, therefore, better performance.

 

 

Biografia do Autor

Alexandre Filipe Silveira de Almeida, Faculdade Economia Porto, Universidade Porto

Licenciado em Economia em 2005 pela Faculdade de Economia (Universidade do Porto). Freqüenta actualmente o Mestrado em Economia na mesma Faculdade. Está a desenvolver a sua dissertação na área da Economia da Inovação, sendo a sua tese intitulada The Negativity of Patenting on R&D Investment: a cross-country investigation. E-mail para contato: 050411009@fep.up.pt

Cristina Cardoso Torres dos Santos, Faculdade Economia Porto, Universidade Porto

Licenciada em Economia em 2005 pela Faculdade de Economia (Universidade do Porto). Freqüenta actualmente o Mestrado em Economia na mesma Faculdade. Está a desenvolver a sua dissertação na área da Economia da Inovação, sendo a sua tese intitulada Clustering no sector de Turismo. Que especificidades?.E-mail para contato: 050411010@fep.up.pt

Aurora Amélia Castro Teixeira, CEMPRE, Faculdade Economia Porto, Universidade Porto

Professora na Faculdade de Economia (Universidade do Porto), investigadora do CEMPRE - CEMPRE - Centro de Estudos Macroeconômicos e Previsão (FEP-Universidade do Porto) e CTMR - Centre for Trans-National Management Research, École de Management de Normandie (France). Tem investigado em diversas áreas, designadamente capital humano, crescimento econômico, inovação e especificidades de instituições do Terceiro Sector. É autora de dois livros, Multinationals, Clusters And Innovation: Does Public Policy Matter? (Palgrave Macmillan, 2006) eCapital Humano e Capacidade de Inovação. Contributos para o estudo do crescimento Econômico Português, 1960-1991 (Conselho Econômico e Social, 1999). Tem publicado em diversas revistas de circulação internacional como European Planning Studies; Research in Comparative and International Education; Portuguese Economic Journal; Portuguese Journal of Social Science; Organisational Transformation and Social Change; Estudos Econômicos, Revista Brasileira de Inovação; Notas Econômicas.

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Publicado

2006-11-30

Como Citar

de Almeida, A. F. S., dos Santos, C. C. T., & Teixeira, A. A. C. (2006). A (IN)SUSTENTÁVEL NEGATIVIDADE DO MARKETING NO TERCEIRO SECTOR. ESTUDO DE CASO DE DOIS MUSEUS PORTUGUESES. Perspectivas Contemporâneas, 1(2). Recuperado de https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/382

Edição

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Artigo Completo ou Artigo Original