O papel criativo do consumidor no processo de cocriação de valor em mídias sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54372/pc.2024.v19.3567

Palavras-chave:

Criatividade, Consumidor, Cocriação de valor, Mídias sociais

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar, no processo de cocriação de valor, as contribuições criativas dos usuários do Instagram para o desenvolvimento de um novo produto. A coleta de dados ocorreu no perfil da marca Hershey’s no Instagram, buscando interações dos consumidores que, justamente, caracteriza a cocriação de valor. Sendo assim, quanto aos seus objetivos, utilizou-se a pesquisa descritiva netnográfica, na qual, a partir da observação, foi possível coletar e planilhar os dados para análise posterior. Entende-se que o estudo pode contribuir para a literatura ao trazer o Instagram como um potencial ambiente para a cocriação de valor, em que tendências e contribuições expostas pelo consumidor são observadas ou confirmadas pelos profissionais de Marketing. Além disso, propõe-se um modelo para a análise criativa no processo de cocriação de valor em mídias sociais; dessa forma, o estudo pode contribuir também para a exploração da criatividade do consumidor nas plataformas online.

Biografia do Autor

Me. Eduardo Gonçalves Reis, Universidade Feevale

Possui graduação em Administração pela Universidade Feevale (2014), MBA em Gestão em Marketing e Vendas pela Universidade Feevale (2016), MBA em Business Intelligence pela Universidade Positivo (2019) e MBA em Coaching pela Uniasselvi (2020). Atualmente, cursa o Mestrado em Administração na Universidade Feevale. Atuou como profissional de vendas em empresas como Perfetti van Melle e EMS. Atualmente, atua como Executivo de Vendas Sênior do canal indireto na multinacional Hershey.

E-mail: 0046003@feevale.br

Dr. Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale

Doutor e mestre em Ciências da Comunicação, bacharel em Publicidade e Propaganda. Coordenador e professor no Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: maxrs@feevale.br | Lattes: http://lattes.cnpq.br/6886286484926003

Dr. Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: mauricio@feevale.br | Lattes: http://lattes.cnpq.br/6385230216822855  

Dr. Serje Schmidt, Universidade Feevale

Possui graduação em Administração de Empresas pela PUC-RS (1991), especialização em Análise de Sistemas pela PUC-RS (1994) e em Finanças Corporativas pela FGV-RJ (1996), mestrado em Administração de Empresas pela PUC-Rio/Unisinos (2001), doutorado em Economía de Lempresa pela Universitat de Les Illes Balears, Espanha, (2006 - título reconhecido pela USP) e um segundo doutorado em Administração na Unisinos (2013). Atuou em empresas como Hewlett-Packard (Alemanha), Meta Informática e Stemac Grupos Geradores. Atualmente é Editor Assistente da revista Heliyon Business and Economics (Elsevier). Desenvolve atividades como docente e pesquisador dos Mestrados Acadêmico em Administração e Profissional em Indústria Criativa na Universidade Feevale, lecionando as disciplinas de Estratégias Colaborativas para INovação, Métodos de Pesquisa em Administração, Inovação e Empreendedorismo e Gestão Estratégica. É coordenador do Mestrado Acadêmico em Administração na Feevale. Atua também como avaliador ad hoc de periódicos acadêmicos indexados nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia, Relações Interorganizacionais, Inovação e Empreendedorismo.

E-mail: serjeschmidtt@feevale.br

Downloads

Publicado

2024-04-04

Como Citar

Reis, E. G., Pinheiro, C. M. P., Barth, M., & Schmidt, S. . (2024). O papel criativo do consumidor no processo de cocriação de valor em mídias sociais. Perspectivas Contemporâneas, 19(1). https://doi.org/10.54372/pc.2024.v19.3567

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original