Contratos psicológicos de trabalho: um estudo com motoristas de aplicativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54372/pc.2024.v19.3555

Palavras-chave:

Contrato psicológico. Motoristas de aplicativo. Uberização do Trabalho.

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar os contratos psicológicos de motoristas de aplicativo considerando o caráter subjetivo de tal relação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo para o levantamento e a análise dos resultados. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas de modo individual com 5 motoristas de aplicativo. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os principais resultados encontrados apontam para a necessidade financeira, falta de emprego e saturação do mercado de trabalho, configurando alguns elementos que os levam a exercer a profissão. A valorização do trabalho ocorre por meio da flexibilidade de horário, autonomia e transporte de pessoas. Identificou-se que o tipo de contrato psicológico mais próximo da realidade dos motoristas de aplicativo é o contrato alienacional, caracterizado por trabalhos específicos, esporádicos, de trocas econômicas, relações virtuais e tecnológicas, achado relevante que merece aprofundamento em estudos futuros.

Biografia do Autor

Martiele Gonçalves Moreira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração - UFSM, na linha de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Pampa. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Trabalho, Organizações e Pessoas ? GESTA, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e do Grupo de Pesquisa em Comportamento Inovador, Estresse e Trabalho - GPECT, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).Tem interesse nas seguintes temáticas: Carreira; Relações de Trabalho; Gênero; Instituições; Mercado de trabalho e Desigualdades.

E-mail: martiele18moreira@gmail.com

Andrieli de Fatima Paz Nunes, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutoranda e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM) na Linha de Pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. Curso de Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados EAD pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) e especialização em Controladoria e Gestão, pela Faculdade Dom Alberto concluídos em 2021. Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação - UAB/UFSM (2018). Graduada em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Santa Maria (2018) e Graduada em Administração pela Faculdade Integrada de Santa Maria (2014). Como foco de atuação, estudo e pesquisa, tem o tema Cooperativismo e Comportamento Organizacional.

E-mail: andriieli.nunes@gmail.com

Beatriz Leite Gustmann de Castro, Instituto Federal do Paraná - Campus Pitanga

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Pato Branco (2018). Possui Especialização em nível Lato Sensu em Gestão de Pessoas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (2016). Graduada em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2014) e Pedagogia pela Faculdade de Pato Branco - FADEP (2010). Foi bolsista CAPES (2016-2018) e membro suplente do Colegiado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR com portaria sob n° 251. Atuou como Docente Substituta no Ensino Superior na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - (UTFPR) Câmpus Pato Branco, nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Curso Técnico em Agrimensura. Atuou como Docente no Cursos Técnicos de Administração e Contabilidade no Colégio Estadual José Armim Matte - Chopinzinho / Paraná.

E-mail: beatriz_gustmann@hotmail.com

Luis Felipe Dias Lopes, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professor Titular do Depto. de Ciências Administrativas / Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa: COMPORTAMENTO INOVADOR, ESTRESSE E TRABALHO. Graduação em Matemática pela Faculdade Imaculada Conceição (1988), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Publicou 288 artigos em periódicos especializados e 611 trabalhos em anais de eventos. Possui 9 livros publicados e 33 capítulos de livros. Participou de 153 eventos. Orientou 8 teses de doutorado, 62 dissertações de mestrado, co-orientou 9, orientou 75 monografias de especialização, 47 trabalhos de iniciação científica e 56 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Administração, Engenharia de Produção, Estatística Aplicada e Enfermagem. Recebeu 24 prêmios e/ou homenagens. Membro do Comitê de Avaliadores do MEC, FAPEMA, FAPESPA e FAPESC. Membro do Comitê Científico da CAPES e CNPq na área de Administração e Engenharia de Produção. Tem experiência na área de: - Estatística: com ênfase em Métodos Quantitativos e Análise Multivariada; - Administração, com ênfase em Inovação Tecnológica, Comportamento organizacional e Doenças Comportamentais. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica são: estatística aplicada, inovação tecnológica, comportamento organizacional e doenças comportamentais. Em suas atividades profissionais interagiu com 2085 colaboradores em co-autorias de projetos e artigos científicos.

E-mail: lflopes67@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2024-02-22

Como Citar

Gonçalves Moreira, M., de Fatima Paz Nunes, A. ., Leite Gustmann de Castro, B. ., & Dias Lopes, L. F. . (2024). Contratos psicológicos de trabalho: um estudo com motoristas de aplicativo. Perspectivas Contemporâneas, 19(1), 1–22. https://doi.org/10.54372/pc.2024.v19.3555

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original