Há relação entre os indicadores ambiental, social e de governança corporativa com a lucratividade e rentabilidade das empresas do setor de energia elétrica?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54372/pc.2025.v20.3492

Palavras-chave:

ESG, Demonstração do Valor Adicionado (DVA), Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar a relação entre indicadores de lucratividade e rentabilidade com os indicadores Environmental, Social, and Corporate Governance (ESG) e índices oriundos da Demonstração do Valor Adicionado (DVA) para companhias de energia elétrica listadas na Carteira ISE da B3 (2018 a 2020) sob o enfoque da teoria da legitimidade e dos stakeholders. Para tanto, utilizaram-se as técnicas de pesquisa quantitativa, descritiva e documental, tendo sido os dados tratados por meio de estatísticas descritivas e teste de correlação de Spearman. As oito companhias apresentaram médias de lucratividade e rentabilidade positivas, equivalendo o valor total adicionado a distribuir (VA) a 49,95% das receitas totais. A riqueza gerada é distribuída em maior proporção ao Governo (GOV) e à remuneração de capital de terceiros (RCT). A média total do índice ESG indica bom desempenho e grau de transparência acima da média, com destaque para a componente environmental que sugere excelente desempenho e alto grau de transparência. Em 2020, todos os indicadores de lucratividade e rentabilidade foram superiores aos anos anteriores, enquanto os valores destinados para o governo e para pagamento de pessoal foram os menores. Por sua vez, o valor destinado à remuneração de capital próprio (RCP) apresentou relações positivas e significativas com todos os indicadores de lucratividade e rentabilidade. O VA apresentou relação positiva apenas com os índices de lucratividade. Já o índice ESG e suas componentes environmental e social apresentaram associações positivas e significativas com rentabilidade do ativo, sugerindo que a Responsabilidade Social Corporativa para essas companhias conduziu à geração de riquezas para seu ativo total.

Biografia do Autor

Raquel Salgado Dias, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

E-mail: raqueldias.0309@gmail.com

Elis Regina de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

E-mail: elisreg@gmail.com

Geovane Camilo Santos, Universidade Federal de Uberlândia

E-mail: geovane_camilo@yahoo.com.br

Ronivaldo Alcebíades Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

E-mail: roni@fococontabilidade.com

Sérgio de Lima Rodrigues da Costa, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

E-mail: serjaoprofessor@gmail.com

Downloads

Publicado

2025-12-08

Como Citar

Dias, R. S. ., Oliveira, E. R. de, Santos, G. C., Ferreira, R. A. ., & Costa, S. de L. R. da . (2025). Há relação entre os indicadores ambiental, social e de governança corporativa com a lucratividade e rentabilidade das empresas do setor de energia elétrica?. Perspectivas Contemporâneas, 20(1), 1–24. https://doi.org/10.54372/pc.2025.v20.3492

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original