Somos o que consumimos ou consumimos o que somos? A simbologia no ato de consumir da sociedade capitalista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54372/pc.2022.v17.3431

Palavras-chave:

Simbolismo, Consumo , Capitalismo, Pertencimento

Resumo

O ato de consumir adquiriu distintos sentidos e relações, que extrapolam o significado econômico, traduzindo-se em um acontecimento, sobretudo social. Nesse sentido, o estudo tem como objetivo analisar os sentidos e significados incorporados à ação de consumir na sociedade capitalista. Baseando-se em três bases argumentativas: por meio de Veblen, estudou-se a presença de instituições, especialmente hábitos mentais enraizados socialmente como mecanismo para a determinação do consumo conspícuo; a partir de Bourdieu, analisou-se as relações entre o consumo e as classes sociais, com a visão que investiga grupos de status, distinção e simbologia no ato de consumir; e através do olhar de Bauman, vislumbra-se que o consumo deixou de ser o elemento de inclusão, refletindo-se, em uma sociedade de consumidores. Assim, percebe-se que o consumo, que garante prestígio e os usos atribuídos aos objetos e a velocidade de troca, tornaram-se definidores do pertencimento a uma elite, da inclusão e exclusão social. 

Biografia do Autor

Mitali Daian Alves Maciel, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Ciências Econômicas e mestranda em Administração pela Universidade Federal do Pampa, campus Santana do Livramento, RS. E-mail: mitalimaciel.aluno@unipampa.edu.br

 

Alessandra Troian, Unipampa

Doutora em Desenvolvimento Rural, professora titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Pampa (PPGA/Unipampa). E-mail: alessandratroian@unipampa.edu.br

Carolina Freddo Fleck, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Administração, professora titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Pampa (PPGA/Unipampa). E-mail: carolinafleck@unipampa.edu.br

Alessandra Garcia Machado Nunes, Universidade Federal do Pampa

Bacharel e mestranda em Administração pela Universidade Federal do Pampa, campus Santana do Livramento, RS. E-mail: alessandranunes.aluno@unipampa.edu.br

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Publicado

2022-11-22

Como Citar

Alves Maciel, M. D. ., Troian, A., Freddo Fleck, C., & Garcia Machado Nunes, A. (2022). Somos o que consumimos ou consumimos o que somos? A simbologia no ato de consumir da sociedade capitalista. Perspectivas Contemporâneas, 17(1), 1–18. https://doi.org/10.54372/pc.2022.v17.3431

Edição

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