A percepção de crianças e adolescentes sobre os valores transmitidos pela cidade a partir do conceito de cidade educadora.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54372/pc.2022.v17.3421

Palavras-chave:

Valores, cidade educadora, crianças, adolescentes, pesquisa quantitativa

Resumo

Com o objetivo de investigar a percepção das crianças e adolescentes do 4º e 5º ano de uma escola da Rede Municipal de Picos/Piauí (PI) sobre os valores transmitidos pela cidade, utilizou-se como referência a ideia de Cidade Educadora e sua contribuição para o desenvolvimento ético e moral desses jovens, enquanto espaço de formação de valores. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de pesquisa o desenho das crianças e adolescentes e a entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciaram a ausência de valores positivos, apontando a falta de espaços de lazer e de investimentos que construam uma cidade democrática, que possibilite a vivência de valores essenciais ao convívio coletivo e à formação social dos indivíduos que habitam na cidade, sem distinção de classes, visando a melhoria na qualidade de vida. Conclui-se que, na percepção das crianças e adolescentes, a cidade de Picos-PI necessita de políticas públicas eficazes para a construção de uma Cidade Educadora.

Downloads

Publicado

2022-09-20

Como Citar

SANTOS, M. F., MOURÃO, A. R. T. ., & LAPA JUNIOR, L. G. (2022). A percepção de crianças e adolescentes sobre os valores transmitidos pela cidade a partir do conceito de cidade educadora. Perspectivas Contemporâneas, 17(1), 1–15. https://doi.org/10.54372/pc.2022.v17.3421

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original