“OKJA”: Imagem Sustentável, Práticas Insustentáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54372/pc.2021.v16.3234

Palavras-chave:

Sustentabilidade Empresarial. Marketing Verde. Maquiagem Verde. Greenwashing. Análise Fílmica.

Resumo

Este artigo analisa o filme “Okja” sob a ótica da sustentabilidade empresarial através de um estudo observacional com suporte na linguagem fílmica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental, fundamentada nos conceitos de sustentabilidade, marketing verde e maquiagem verde, que tem como objetivo geral refletir sobre como a organização Mirando, do filme “Okja”, elabora suas estratégias de marketing de modo a disseminar imagem de sustentável para se manter competitiva no mercado. No filme, Okja é um dos super porcos criados pela empresa agroquímica Mirando para solucionar o problema mundial de escassez de alimentos. A trama se desenvolve com Mikha, a neta do fazendeiro que criou Okja, tentando resgatá-la da Mirando, a empresa que desenvolveu o super porco. A análise fílmica possibilitou ilustrar a prática greenwashing ao retratar as estratégias da Mirando ao buscar disseminar a falsa ideia de que seu produto é completamente natural e não transgênico, na tentativa de buscar um novo nicho de consumidores com o discurso de ser sustentável.

Biografia do Autor

Tamiris da Silva Cajado, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

MBA em Gestão Estratégica de Pessoas no Centro Universitário Estácio do Ceará. Bacharela em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharela em Administração na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

E-mail: tamiriscajado@hotmail.com

Adriana Teixeira Bastos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1993), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2001) e doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará

Tiago André Portela Martins, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e bolsista pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Faculdade Padre Dourado - FACPED (2019). Graduado em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2017).

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

Cajado, T. da S., Bastos, A. T., & Martins, T. A. P. (2021). “OKJA”: Imagem Sustentável, Práticas Insustentáveis. Perspectivas Contemporâneas, 16, 1–15. https://doi.org/10.54372/pc.2021.v16.3234

Edição

Seção

Artigos Completos