A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS POR MEIO DE RITUAIS DE CONSUMO DE CERVEJAS ARTESANAIS

Autores

  • Marcus Vinícius Mathias Nery Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Marcelo de Rezende Pinto Programa de Pós-graduação em Administração - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Consumo, cultura do consumo, rituais de consumo, cerveja artesanal

Resumo

Esse artigo relata resultados de um estudo que teve como objetivo investigar a prática dos rituais de consumo como forma de construção de significados. Para isso, foi escolhido o ramo de cervejas artesanais. A revisão da literatura apontou que os rituais se constituem em uma poderosa ferramenta para a manipulação do significado cultural do bem e é por meio dele, que seu significado é transferido para a vida do consumidor. Os dois métodos utilizados simultaneamente (observação e entrevistas) permitiram uma análise aprofundada dos significados construídos por meio dos rituais de consumo. Tal análise foi estabelecida majoritariamente a partir dos conceitos de Rook (2007) e McCracken (2007), importantes referências sobre o tema. Percebeu-se na discussão dos resultados que o consumo de cervejas artesanais possui alto teor ritualístico, ponto explicitado pela presença de artefatos, roteiro, plateia e papel no ritual. Além disso, os vários tipos de rituais realizados ao longo das degustações reforçam o conceito de que o consumo da cerveja artesanal ultrapassa o seu valor utilitário, representando significados únicos para o grupo de degustação. Essas considerações reforçam a capacidade dos rituais em transferir significados dos bens para os indivíduos. Desse modo, espera-se que o entendimento desse processo ritualístico possa contribuir para uma aplicação mais ampla desse conceito para outros objetos e/ou realidades.

CONSTRUCTION OF MEANINGS BY CRAFT BEER CONSUMPTION RITUALS

ABSTRACT

This paper reports results of a study that aimed to investigate the practice of consumption rituals as a way of constructing meanings. For this, the craft beer branch was chosen. The literature review pointed out that rituals constitute a powerful tool for manipulating the cultural meaning of goods, and it is through it that its meaning is transferred to the consumer's life. Both methods used simultaneously (observation and interviews) allowed a deep analysis of the meanings built through the consumption rituals. Such analysis was established mainly from the concepts of Rook (2007) and McCracken (2007), important references on the subject. It was noticed in the discussion that the consumption of craft beers has a high ritualistic content, a point made explicit by the presence of artifacts, script, audience and role in the ritual. In addition, the various types of rituals performed throughout the tastings reinforce the concept that craft beer consumption exceeds its utilitarian value, representing unique meanings for the tasting group. These considerations reinforce the possibility of rituals transferring meanings of goods to individuals. Thus, it is hoped that the understanding of this ritualistic process can contribute to a wider application of this concept to other objects and/or realities.

Biografia do Autor

Marcus Vinícius Mathias Nery, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Marcelo de Rezende Pinto, Programa de Pós-graduação em Administração - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Administração pela UFMG. Atualmente é professor permanente do Programa de pós-graduação em Administração da PUC Minas

Downloads

Publicado

2019-09-20

Como Citar

Nery, M. V. M., & Pinto, M. de R. (2019). A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS POR MEIO DE RITUAIS DE CONSUMO DE CERVEJAS ARTESANAIS. Perspectivas Contemporâneas, 14(2), 125–143. Recuperado de https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/2956

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original