PROCESSO DECISÓRIO NA ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS REDES DE FRANQUIAS BRASILEIRAS INTERNACIONALIZADAS

Autores

  • Jeferson Fuza Universidade Paulista - UNIP
  • Andrea Giovani Lanfranchi Universidade Paulista - UNIP
  • Pedro Lucas de Resende Melo Universidade Paulista - UNIP

Palavras-chave:

redes de franquias, estratégia de internacionalização, estilo de personalidade, empreendedorismo.

Resumo

O sistema de franquias apresentou nos últimos anos um crescimento expressivo. Isso pode ser visualizado por meio dos dados divulgados pela Associação Brasileira de Franquias (ABF), tendo registrado um crescimento de 4,5% no período de 2014 a 2015. Entretanto, ainda que o mercado nacional tenha demonstrado ser um campo fértil para acolher novas redes de franquias, tem se observado nos empreendedores brasileiros o processo de busca por internacionalizar suas redes. O objetivo deste estudo é analisar a influência do estilo de personalidade no processo de tomada de decisão praticado na internacionalização de redes de franquias brasileiras. O embasamento teórico está ancorado em Keirsey (1998), além da revisão teórica acerca do modelo de franquias e dos processos de internacionalização. A pesquisa qualitativa de caráter exploratório foi desenvolvida por meio de um estudo de caso múltiplo com três franquias internacionalizadas dos segmentos de beleza, saúde e produtos naturais; educação e treinamento; e vestuário. Como resultado, foi feita a análise da influência que o estilo de personalidade exerce na tomada de decisão no processo de internacionalização de redes de franquias brasileiras. A contribuição deste trabalho reside no fato de complementar um espaço existente nos estudos sobre internacionalização de franquias brasileiras em relação ao impacto do estilo de personalidade no processo de decisão.

DECISION-MAKING PROCESS IN THE STRATEGY FOR INTERNATIONALIZATION OF INTERNATIONALIZED BRAZILIAN NETWORKS

ABSTRACT

The franchise system has, in recent years, presented a high degree of growth. This can be noticed through the data released by the Brazilian Franchise Association (ABF), registering a growth of 4.5% in the period from 2014 to 2015. However, although the domestic market has proven to be a fertile field to welcome new franchise chains, the process of search for internationalization has been observed in Brazilian entrepreneurs. The objective of this study is to analyze the influence of personality style in the decision making process practiced in the internationalization of Brazilian franchise chains. The theoretical basis is anchored in Keirsey (1998), besides the theoretical revision about the franchising model and internationalization processes. The exploratory qualitative research was developed through a multiple case study with three internationalized franchise chains of three segments: the beauty, health and natural products; education and training; and clothing. As a result, the influence of personality style on decision making in the process of internationalization of Brazilian franchise chains was analyzed. The contribution of this article resides in complementing the studies on the internationalization of Brazilian franchise chains in relation to the impact of personality style in the decision process.

Biografia do Autor

Jeferson Fuza, Universidade Paulista - UNIP

Jeferson Fuza é professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC. Seus principais interesses de pesquisa são redes de franquias e internacionalização.

Andrea Giovani Lanfranchi, Universidade Paulista - UNIP

Andrea Giovani Lanfranchi é estudante do programa de Mestrado em Administração da Universidade Paulista - UNIP. Seus principais interesses de pesquisa são redes de franquias e internacionalização.

Pedro Lucas de Resende Melo, Universidade Paulista - UNIP

Pedro Lucas de Resende Melo é professor do programa de Mestrado em Administração da Universidade Paulista - UNIP. Seus principais interesses de pesquisa são redes de franquias; internacionalização de franquias; microfranquejamento e estratégia.

Downloads

Publicado

2018-11-12

Como Citar

Fuza, J., Lanfranchi, A. G., & Melo, P. L. de R. (2018). PROCESSO DECISÓRIO NA ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS REDES DE FRANQUIAS BRASILEIRAS INTERNACIONALIZADAS. Perspectivas Contemporâneas, 13(2), 44–67. Recuperado de https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/2647

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original