ESTUDAR CASOS EM DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E ATENDER AOS REQUISITOS DO MÉTODO ESTUDO DE CASO: Incongruência de Objetivos?

Autores

  • André Andrade Universidade Estácio de Sá
  • Luciana Dias Universidade Estácio de Sá
  • Paulo Dinarte Rodrigues Universidade Estácio de Sá
  • Wagner Moreira Universidade Estácio de Sá
  • Irene Raguenet Troccoli Universidade Estácio de Sá

Palavras-chave:

estudo de caso, método científico, administração de empresas.

Resumo

O estudo de caso é uma estratégia de investigação muito utilizada nas pesquisas em gestão, e permite o estudo de um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto da vida real, especialmente quando os limites entre ele e seu âmbito não estão claramente definidos. Contudo, em que pese sua utilidade na pesquisa científica, o estudo de caso tem sido sujeito a certa banalização na área de Gestão, com uma multiplicação de investigações que assim se autodenominam, mas que, em verdade, não chegam, de fato, a constituir-se como tal. Vários podem ser os motivos para tanto, como, por exemplo, uma dificuldade já no âmbito ontológico-epistemológico do termo: seria o estudo de caso um meio de pesquisa, uma técnica utilizada em pesquisas de campo, ou algo mais? O objetivo deste artigo quantitativo é, com base em um benchmarking, analisar se foram contemplados, de forma explícita, os aspectos relacionados ao planejamento, à coleta e à análise dos dados em uma amostra de dissertações de mestrado do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead-UFRJ) defendidas nos anos de 2009 a 2014 e que se autoqualificaram como estudos de caso. A conclusão é de que alguns desses aspectos foram plenamente obedecidos, outros apenas tangenciados, e, por fim, alguns foram simplesmente omitidos. Reflexões a respeito são colocadas e futuros estudos são sugeridos.

CASE STUDING IN MBA THESIS AND OBEYING CASE STUDY REQUIREMENTS: Unmatching Purposes? 

ABSTRACT

Case study is a type of research widely used in business management researches, allowing the study of contemporary phenomena within its real-life context. However, despite its usefulness in scientific research, case study has been subject to some trivialization in Business Administration, with an increase of researches that claim to be case studies but in fact are not. Several may be the reasons for this, for example, a difficulty already in the ontological and epistemological scope of the term: is the case study a means of research, or a technique used in field research, or something else? This quantitative article, based on a benchmarking, analyzes whether the aspects related to the planning, collection and analysis of data or of evidence were explicitly included in a sample of thesis of Business Administration of the Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead-UFRJ) defended between 2009 and 2014. The conclusion is that some of these aspects were fully accomplished, others were half followed and still others were simply omited.

 

Biografia do Autor

Irene Raguenet Troccoli, Universidade Estácio de Sá

Professora de Marketing do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá 

Doutora e Mestre em Administração de Empresas pela Puc-RJ

Downloads

Publicado

2017-05-04

Como Citar

Andrade, A., Dias, L., Rodrigues, P. D., Moreira, W., & Troccoli, I. R. (2017). ESTUDAR CASOS EM DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E ATENDER AOS REQUISITOS DO MÉTODO ESTUDO DE CASO: Incongruência de Objetivos?. Perspectivas Contemporâneas, 12(1), 88–106. Recuperado de https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/2259

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original