PROCESSO DECISÓRIO NA PERSPECTIVA DA VISÃO COGNITIVA: Um Estudo em Uma Empresa do Ramo Varejista de Confecções

Autores

  • Caroline Monteiro Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).
  • Patrícia Machado
  • Marcos de Castro Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)
  • Luiz Fernando de Lara Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)
  • Juliane Sachser Angnes Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Palavras-chave:

Processo Decisório, Tomada de Decisão, Visão Cognitiva

Resumo

Este estudo propõe como objetivo geral identificar como ocorre o processo de tomada de decisão e suas implicações na estratégia organizacional, por meio da perspectiva cognitiva, em uma empresa do comércio varejista localizada na região centro-sul do Estado do Paraná. Neste sentido, a pesquisa realizada apresenta abordagem qualitativa centrada no método de estudo de caso que utilizou como técnica central de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi pautada nos discursos dos entrevistados em triangulação com a teoria. Os resultados demonstram que o processo decisório é guiado pelas experiências dos gestores e afetado pela interpretação em relação aos fatores que norteiam o ambiente organizacional.

DECISION MAKING IN COGNITIVE VISION VIEW: A study on a Company's Retail Business Apparel

This study proposes a general objective to identify how the process of decision making and its implications on organizational strategy, through the cognitive perspective, in a retail company located in the south central region of Paraná state. In this sense, the survey presents a qualitative approach focused on case study method which utilized as the primary method of data collection to semi-structured interview. The data analysis was based on the interviews and according to the theory. The results show that decision-making is guided by the experiences of managers and affected by the interpretation in relation to the factors that guide the organizational environment.

Biografia do Autor

Caroline Monteiro, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).

Aluna do Programa de Mestrado Profissional em Administração na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO). Professora do Curso de Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).

Patrícia Machado

Aluna do Programa de Mestrado Profissional em Administração na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).

Marcos de Castro, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do  Programa de Mestrado Profissional em Administração na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).

Luiz Fernando de Lara, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).

Juliane Sachser Angnes, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do  Programa de Mestrado Profissional em Administração na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).

Downloads

Publicado

2015-09-08

Como Citar

Monteiro, C., Machado, P., Castro, M. de, Lara, L. F. de, & Angnes, J. S. (2015). PROCESSO DECISÓRIO NA PERSPECTIVA DA VISÃO COGNITIVA: Um Estudo em Uma Empresa do Ramo Varejista de Confecções. Perspectivas Contemporâneas, 10(2), 196–215. Recuperado de https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/1871

Edição

Seção

Artigo Breve