O QUE PENSAM OS GESTORES SOBRE A GERAÇÃO Y? UM ESTUDO EM EMPRESAS DO PÓLO TECNOLÓGICO DA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS

Autores

  • Ana Cristina Freitas Goedert Winckler Universidade do Estado de Santa Catarina
  • GRAZIELA DIAS ALPERSTEDT ESAG-UDESC
  • Cristiano José Castro de Almeida Cunha UFSC
  • Nério Amboni UDESC

Palavras-chave:

Geração Y. Empresas de base tecnológica. Multicaso.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar o que pensam os gestores que atuam em empresas de base tecnológica na cidade de Florianópolis a respeito dos profissionais da Geração Y, jovens nascidos durante o período de 1980/1990. A base teórica utiliza-se de autores que estudam essa nova geração. A natureza da pesquisa é qualitativa, do tipo descritiva, interpretativa, com delineamento de estudo multicaso. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. O estudo revelou que jovens da Geração Y são vistos pelos gestores como possuidores de características distintas das outras gerações. Reforçam comportamentos que são relevantes para o planejamento e o desenvolvimento de softwares, como a inquietude, o questionamento, o gosto pela tecnologia, a agilidade e a criatividade. Como contribuições, a pesquisa revela desafios com os quais as empresas se deparam para lidar com as diferentes gerações.

WHAT MANAGERS THINK ABOUT Y GENERATION? A STUDY ON THE
TECHNOLOGY BUSINESS CENTER OF FLORIANÓPOLIS

This work aims to analyze what managers who work in technology-based companies in the city of Florianópolis, think about Y Generation professionals, young people who were born during the period 1980/1990. The theoretical basis use authors who study this new generation. The nature of research is
qualitative, descriptive, interpretive, with multicase study design. Data analysis was performed by means of content analysis. The study revealed that young people of Y Generation are seen by managers as having distinct characteristics from other generations. Reinforce behaviors that are important for the planning and Software development, such as restlessness, questioning the taste for technology, agility and creativity. As contributions, research reveals challenges that businesses face in dealing with the different generations.

Biografia do Autor

Ana Cristina Freitas Goedert Winckler, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em administração pela ESAG/UDESC. Assessora de Recursos Humanos.

GRAZIELA DIAS ALPERSTEDT, ESAG-UDESC

Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Administração/ESAG. Áreas de Interesse: Estratégia, Estudos Organizacionias e Ensino e Pesquisa em Administração.

Cristiano José Castro de Almeida Cunha, UFSC

Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia Organizacional e Liderança, atuando principalmente nos seguintes temas: liderança, aprendizagem de executivos, reestruturação e estrategia organizacionais.

Nério Amboni, UDESC

Professor Associado da Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Administração/ESAG. Áreas de Interesse: Estratégia, Estudos Organizacionias e Ensino e Pesquisa em Administração.

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Publicado

2015-07-28

Como Citar

Winckler, A. C. F. G., ALPERSTEDT, G. D., Cunha, C. J. C. de A., & Amboni, N. (2015). O QUE PENSAM OS GESTORES SOBRE A GERAÇÃO Y? UM ESTUDO EM EMPRESAS DO PÓLO TECNOLÓGICO DA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS. Perspectivas Contemporâneas, 10(1), 68–87. Recuperado de https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/1605

Edição

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