DETERMINANTES DO CRESCIMENTO ECONÔMICO: EVIDÊNCIA EMPÍRICA PARA BRASIL, CHINA, INDIA E MÉXICO (1978-2006)

Autores

  • Cassia Kely Favoretto Costa Cesumar
  • Nilda Mercedes Cabrera Pasca PUC-RJ
  • Cassandro Maria da Veiga Mendes UFRGS-Economia Aplicada
  • Ely Mitie Massuda Cesumar

Palavras-chave:

Determinantes do crescimento econômico, Modelo VAR, Dados em painel, Método Generalizado de Momentos (GMM).

Resumo

O objetivo desse artigo é investigar empiricamente os principais determinantes do crescimento econômico de longo prazo do Brasil, da China, da Índia e do México, entre 1978 e 2006. Como abordagem econométrica utiliza-se os modelos de auto-regressão vetorial (VAR) e um modelo dinâmico de dados em painel, a partir da metodologia proposta originalmente por Arellano e Bond (1991). De acordo com os resultados da análise de decomposição da variância (VAR), a ordem de importância dos fatores na determinação do crescimento de longo prazo de cada país é bem distinta. Tal fato pode ser explicado pelas diferenças sociais, políticas e econômicas de cada economia. Com relação aos resultados da estimação do modelo dinâmico de dados em painel, observa-se que as variáveis consideradas são significativas e apresentam os sinais esperados (com exceção da abertura comercial). Conclui-se que os resultados das metodologias empíricas corroboram a literatura internacional sobre a influência dos fatores analisados no crescimento econômico desses países.

Biografia do Autor

Cassia Kely Favoretto Costa, Cesumar

Doutoranda em Economia Aplicada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba e Graduação em Economia pela Universidade Estadual de Maringá. Professora do CHSA-Cesumar no curso de Administração.

Nilda Mercedes Cabrera Pasca, PUC-RJ

Doutoranda em Economia na Pontifícia Universidade Católica – Rio de Janeiro, Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduação em Economia - Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa – Peru

Cassandro Maria da Veiga Mendes, UFRGS-Economia Aplicada

Doutorando em Economia Aplicada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba e Graduação em Economia pela Universidade Federal da Paraíba.

Ely Mitie Massuda, Cesumar

Pós-doutora em Economia pela Université de Sherbrooke – Canadá e em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá, Doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Desenvolvimento pela Universidade de Rennes I- França, Graduação em Economia pela Universidade Estadual de Maringá, Professora do Programa de Mestrado em Promoção da Saúde.

Downloads

Publicado

2012-04-19

Como Citar

Costa, C. K. F., Pasca, N. M. C., Mendes, C. M. da V., & Massuda, E. M. (2012). DETERMINANTES DO CRESCIMENTO ECONÔMICO: EVIDÊNCIA EMPÍRICA PARA BRASIL, CHINA, INDIA E MÉXICO (1978-2006). Perspectivas Contemporâneas, 6(2). Recuperado de https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/1123

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original