Cursos de formação na Polícia Militar do Paraná (PMPR): o aluno como sujeito do processo de ensino/aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Processo pedagógico, Ensino/aprendizagem, Polícia Militar do Paraná

Resumo

A presente pesquisa buscou compreender sobre o processo de ensino/aprendizagem e o papel do aluno enquanto sujeito ativo desse processo, no caso específico, dos cursos de formação na Polícia Militar do Paraná (PMPR) e, o ganho ao se falar das práticas pedagógicas no quesito educação e, o discente como elemento contributivo partilhando seus conhecimentos empíricos, científicos, filosóficos e sociológicos. Para tanto, o estudo discute questões sobre a formação do aluno e a busca do conhecimento para desenvolver habilidades significativas durante os cursos de formação da Polícia Militar do Paraná. A metodologia trabalhada foi a pesquisa explicativa, de cunho bibliográfico e análise qualitativa. O estudo chegou à conclusão que a transmissão do conhecimento não significa entregar tudo pronto ao aluno, ao contrário, o que realmente importa é levá-lo às discussões, críticas, interrogação e, a partir desse estágio inicia-se às descobertas, que levam ao verdadeiro conhecimento e a PMPR, tem em seu currículo esta preocupação, a de aprender e aprender mais.

Biografia do Autor

Marcos Leandro Garcia, Centro Universitário Integrado

Acadêmico do curso de Pedagogia. E-mail: marcos.leandro@pm.pr.gov.br

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Publicado

2023-09-08

Como Citar

Garcia, M. L. (2023). Cursos de formação na Polícia Militar do Paraná (PMPR): o aluno como sujeito do processo de ensino/aprendizagem . Revista Integrar, 1(1), 1–12. Recuperado de https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/integrar/article/view/3679

Edição

Seção

Ciências Humanas