Pesquisa comparativa entre metodologia tradicional e ativa - aprendizado e memória

Autores

  • Gabriel Mahl Centro Universitário Integrado
  • Aline Sviatowski Centro Universitário Integrado
  • Geovane Alves Coelho Centro Universitário Integrado
  • João Antônio Pereira Cunha Centro Universitário Integrado
  • Vera Sofia Berbert Centro Universitário Integrado
  • Vitória Moreno Simões Centro Universitário Integrado
  • Rafael Zampar Centro Universitário Integrado
  • Rodrigo Hübner Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Amanda Nunes Santiago Centro Universitário Integrado

Palavras-chave:

Aprendizagem, Inquéritos e Questionários, Educação Médica

Resumo

Resumo: Atualmente, nota-se uma busca frequente por aprimoramento nos métodos de ensino e aprendizagem. Embora a metodologia tradicional tenha parâmetros bem conceituados,  seus métodos são atrasados e requer passividade dos alunos. A metodologia ativa apresenta-se como uma alternativa para ativar mais regiões cerebrais durante a aprendizagem. O aprender, na visão da neurociência, corresponde ao processo de consolidação da memória de curto prazo para a de longo prazo. Nesse aspecto, a evocação de mais áreas cerebrais aprimora o aprendizado. Objetivo: Comparar a eficiência de aprendizagem das metodologias tradicional e ativa. Método: A pesquisa foi realizada em uma sala de aula do primeiro período de medicina. Os 30 voluntários foram submetidos a uma aula sobre Integração Metabólica, dividida em duas partes. O conteúdo sobre Insulina foi ministrado de forma tradicional, e o Glucagon, ativa. Foi formulado um questionário a respeito dos conteúdos ministrados e aplicado 2 vezes, uma imediatamente após a aula e outra 16 semanas após. Resultados: A modelagem estatística apresentou distribuição anormal para o primeiro encontro (p<0.05 em todas as análises) e normal para o segundo encontro apenas quando analisados os acertos gerais (p=0.096), sem estratificação de dificuldade. Conclusão: foi observada a concordância com a literatura de que o método tradicional de ensino é melhor para apreensão do conhecimento. Contudo, embora o método ativo tenha ficado para trás nesse quesito, os resultados mostraram melhor aproveitamento das atividades ativas quando se refere à fixação do aprendizado na memória.

Biografia do Autor

Gabriel Mahl, Centro Universitário Integrado

Acadêmico do curso de Medicina - Centro Univeristário Integrado. E-mail: gabriel.mahl@grupointegrado.br

Aline Sviatowski, Centro Universitário Integrado

Centro Universitário Integrado, Paraná, Brasil. E-mail: aline.sviatowski@grupointegrado.br

Geovane Alves Coelho, Centro Universitário Integrado

Centro Universitário Integrado, Paraná, Brasil. E-mail: geovane.coelho@grupointegrado.br

João Antônio Pereira Cunha, Centro Universitário Integrado

Centro Universitário Integrado, Paraná, Brasil. E-mail: joao.cunha@grupointegrado.br

Vera Sofia Berbert, Centro Universitário Integrado

Centro Universitário Integrado, Paraná, Brasil. E-mail: vera.berbert@grupointegrado.br

Vitória Moreno Simões, Centro Universitário Integrado

Centro Universitário Integrado, Paraná, Brasil. E-mail: vitoria.simoes@grupointegrado.br

Rafael Zampar, Centro Universitário Integrado

Centro Universitário Integrado, Paraná, Brasil. E-mail: pos@grupointegrado.br

Rodrigo Hübner, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil. E-mail: rhubner@gmail.com

Amanda Nunes Santiago, Centro Universitário Integrado

Centro Universitário Integrado, Paraná, Brasil. E-mail: amanda.santiago@grupointegrado.br

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Publicado

2023-06-29

Como Citar

Mahl, G., Sviatowski, A., Coelho, G. A., Cunha, J. A. P., Berbert, V. S., Simões, V. M., Zampar, R. ., Hübner, R. ., & Santiago, A. N. (2023). Pesquisa comparativa entre metodologia tradicional e ativa - aprendizado e memória . Revista Integrar, 1(1), 1–9. Recuperado de https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/integrar/article/view/3645

Edição

Seção

Ciências da Saúde