PROPOSTA DE UM PROGRAMA DE ÉTICA E COMPLIANCE INTEGRADO COM A GESTÃO DE PESSOAS

Autores

  • Eduardo Vieira do Prado Faculdade Santa Lúcia Mogi Mirim
  • Dalila Alves Correa Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Clovis Luiz Padoveze Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Luiz Gustavo Camarano Nazareth Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Andre Luis Bertassi Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Palavras-chave:

ética, compliance, gestão de pessoas.

Resumo

O tema ética e compliance vêm ganhando destaque, seja pelas iniciativas do próprio mercado, seja em decorrência dos processos de regulamentação governamental. Um exemplo disso é a Lei Anticorrupção Brasileira (LACB) 12.846/13, inspirada em leis internacionais, que estabelece a responsabilização da pessoa jurídica e, consequentemente, de seus prepostos pela prática de atos lesivos contra a administração pública, nacional ou estrangeira. Essa lei estabelece, ainda, que as organizações devem manter Programas de Compliance para contínua conscientização das regulamentações existentes e boas práticas de gestão aos colaboradores e partes interessadas como clientes e fornecedores. Dentro desse cenário, a Gestão de Pessoas assume papel essencial para impulsionar os programas de Ética e Compliance nas organizações em atividades como estruturação destes programas, recrutamento e seleção e desenvolvimento de pessoas alinhado a estratégia, missão, visão e valores das organizações. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a importância da participação da Gestão de Pessoas nesse contexto. Para atingimento deste objetivo, o presente artigo foi desenvolvido na forma de um ensaio fundamentado em uma pesquisa bibliográfica sobre tópicos contemporâneos de Gestão de Pessoas e Ética e Compliance.  O aspecto a destacar é que somente com colaboradores comprometidos com boas práticas de gestão as organizações poderão cumprir as regulamentações e políticas internas aumentando a sua perenidade e o valor agregado a seus acionistas. Como resultado, apresenta-se uma proposta de estruturação de programa de Ética e Compliance apoiado pela área de Gestão de Pessoas.

PROPOSAL FOR A PROGRAM OF ETHICS AND COMPLIANCE INTEGRATED WITH THE PEOPLE MANAGEMENT

ABSTRACT

The ethics and compliance issues have been gaining importance, either through the initiatives of the market itself or due to governmental regulation processes. An example of this is the Brazilian Anti-Corruption Law (LACB) 12.846/13, inspired by international laws, which establishes the accountability of the legal entity and consequently of its representatives by the practice of harmful acts to the public national or foreign administration. This law further states that organizations must maintain Compliance Programs for ongoing awareness of existing regulations and good management practices to employees and stakeholders such as customers and suppliers. Within this scenario, People Management plays an essential role in promoting the programs of Ethics and Compliance in organizations in activities such as structuring these programs, recruitment and selection and development of people aligned with the strategy, mission, vision and organizations values. Thus, the purpose of this paper is to present the importance of the participation of People Management in this context. In order to achieve this objective, the present article was developed in the form of an essay based on a bibliographical research on contemporary topics of People Management and Ethics and Compliance. The aspect to note is that only with employees committed to good management practices, organizations can comply with internal regulations and policies, increasing their perenniality and added value to their shareholders. As a result, a proposal for structuring the Ethics and Compliance program supported by the Human Resources area is presented.


Biografia do Autor

Eduardo Vieira do Prado, Faculdade Santa Lúcia Mogi Mirim

Mestre em Administração Profissional (strictosensu)
pelo Programa de Pós Graduação em Administração da UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba) (2014).
Doutorando em Administração na UNIMEP. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação de Ensino Octávio Bastos (2003) e especialista em Contabilidade,
Controladoria e Auditoria pela PUC Campinas (2006). Experiência profissional em empresa multinacional de auto peças (MAHLE Metal Leve S/A), na qual atua na área de
Auditoria Interna/Controles Internos desde 2001. Adicionalmente, possui experiência em docência desde 2005. No nível técnico nas disciplinas de Administração Financeira, Contabilidade, Custos e Comércio Exterior para grupos dos cursos técnicos do SENAC e Colégio Integrado São Francisco de Mogi Guaçu. No nível superior para as disciplinas de Contabilidade Gerencial, Contabilidade de Custos, Planejamento Financeiro e Tópicos Avançados I e II (Estratégia Empresarial e Comércio Internacional) na Instituição de Ensino São Francisco de Mogi Guaçu e Auditoria, Análise das Demonstrações Financeiras e Tópicos Avançados em Contabilidade e Controladoria na Associação Educacional Santa Lúcia de Mogi Mirim. Para o nível de pósgraduação lato sensu na Faculdade Pitágoras de Poços de Caldas nas disciplinas de Gestão Estratégica de Internacionalização e Controladoria.

Dalila Alves Correa, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Doutora em Administração pela FEA-USP - Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Mestre em Administração pela EAESP-FGV - Escola de Administração do Estado de São Paulo Fundação Getulio Vargas. Graduada em Administração de Empresas pela PUCCAMP - Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora do Núcleo Permanente do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP. Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas - GEOGEP. Coordenadora do MBA em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento do Capital Humano da Faculdade de Gestão e Negócios/ UNIMEP. Área de atuação profissional: ensino e pesquisa na pós-graduação (strito sensu e lato sensu). Ensino, pesquisa e extensão da graduação em Administração. Principais temas de sua produção bibliográfica: gestão de pessoas; comportamento humano nas organizações; gestão da diversidade; estudos organizacionais; conhecimento e aprendizagem organizacional; capital humano, identidade organizacional, pesquisa qualitativa em Administração.

Clovis Luiz Padoveze, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontificia Universidade Catolica de Campinas(1973), graduação em Ciências Contábeis pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas - Limeira-SP(1982), especialização em Contabilidade e Finanças pela Universidade Metodista de Piracicaba(1980), especialização em Especialização em Finanças pela Universidade Metodista de Piracicaba(1978), mestrado em Ciências Contábeis pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo(1992) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo(1998). Atualmente é Revisor de periódico da Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC) (1516-3865), Revisor de periódico da RAU. Revista de Administração Unisal (1806-5961), Revisor de periódico da Revista Eletrônica de Administração, Revisor de periódico da RAF. Revista Acadêmica da Faceca, Consultor de Controladoria e Contabilidade do Grupo Nelson Paschoalotto, Professor de Ensino Superior Permanente PPGA da Universidade Metodista de Piracicaba, Revisor de periódico da Revista Contabilidade & Finanças (Online), Consultoria da Manfrim Ind. Coml ltda, Membro de corpo editorial da Revista Univertári@ - revista científica do Centro Universit, Consultor da Lojas Manica e Consultor - Conselheiro Econômico da West Brasil. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Atuando principalmente nos seguintes temas:Contabilidade Gerencial, Gestão Econômica, Metodologia de Ensino.

Luiz Gustavo Camarano Nazareth, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Luiz Gustavo Camarano Nazareth cursa doutorado em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba, possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2008), Especialização em Gestão Estratégica em Finanças pela Universidade Federal de São João del-Rei (2006); Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2004); Qualificação Profissional em Marketing e Endomarketing pela Universidade Federal de Lavras (2004). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de São João del Rei, lotado no Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis/DECAC. Atuou como Vice-Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, membro do Conselho Diretor e professor do programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São João del-Rei. Foi professor da Fundação Bradesco. Atuou como contador na Contablidade Camarano. Em 2004 recebeu menção honrosa conferida pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais pelo seu desempenho na graduação.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. No Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da sua área de atuação são: Administração de Empresas, Governança Corporativa, Contabilidade Tributária, Análise das Demonstrações Contábeis, Contabilidade Avançada, Ética e Responsabilidade Social.

Andre Luis Bertassi, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1995), Mestre em Administração pelo UNISAL-Americana-SP.. Doutor em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Atuou como professor titular da Faculdade de Americana - FAM, e da Faculdade Liceu Coração de Jesus - UNISAL-Americana-SP., foi contador da Prefeitura Municipal de Nova Odessa Sp e professor do Instituto Brasileiro de Administração Pública. Atualmente é professor do Quadro Permanente - Classe Adjunto - Nível I, da Universidade Federal de São João del Rei, lotado no Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis/DECAC. Área de atuação: Administração Pública, Contabilidade e Controladoria Pública. Pesquisa: Sustentabilidade; Indicadores de Responsabilidade Social na Gestão Pública; Gestão de Empreendimentos em Rede; Contabilidade para usuários externos; Controladoria e Contabilidade Gerencial; Educação e Pesquisa em Contabilidade

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Publicado

2018-11-12

Como Citar

Prado, E. V. do, Correa, D. A., Padoveze, C. L., Nazareth, L. G. C., & Bertassi, A. L. (2018). PROPOSTA DE UM PROGRAMA DE ÉTICA E COMPLIANCE INTEGRADO COM A GESTÃO DE PESSOAS. Perspectivas Contemporâneas, 13(2), 01–23. Recuperado de https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/2607

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