Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Termo de Responsabilidade para Submissão de Artigo: O autor compromete-se de que o artigo enviado para avaliação é inédito e original, e não será submetido à outra revista durante o processo de análise e em caso de deferimento para a publicação. Os direitos autorais do artigo, caso publicado, ficam automaticamente cedidos à SaBios - Revista de Saúde e Biologia que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores.
  • Formato do arquivo: O autor deve certificar-se de que o artigo será enviado no formato de arquivo do programa Microsoft Office Word.
  • Formatação: O autor deve certificar-se de que a formatação do artigo foi realizada conforme descrito em diretrizes para o autor, encontradas na seção "Sobre".
  • Os trabalhos serão publicados na ordem de aceitação e não de seu recebimento pela revista. O artigo será avaliado pelo corpo editorial da revista e submetido para avaliação à dois membros do corpo editorial de localidades diferentes. Após o recebimento do artigo pela revista, o autor poderá acompanhar o trâmite do mesmo pelo endereço eletrônico da revista.
  • A maioria das referencias deve ser de artigos científicos atuais e publicados em periodicos indexados. Evitar referencias de textos da internet, e caso utilizadas, todos os endereços "URL" (ex.: http://pkp.sfu.ca) devem estar ativos.
  • Atenção ao cadastrar os autores. Todos os autores devem ser cadastrados corretamente, com nome, filiação e endereço para correspondência. Uma vez submetido o artigo, não será possível cadastrar autores adicionais.
  • Os artigos submetidos por pós graduandos (especialização, mestrado e doutorado) devem obrigatoriamente possuir a co-autoria de um professor orientador, responsável pela coordenação da pesquisa realizada. Artigos de alunos de graduaçao devem ser submetidos pelo professor orientador.
  • Todos os autores devem estar cientes e de acordo com a submissão do artigo para SaBios-Revista de Saúde e Biologia.
  • A autoria atribui crédito e implica em responsabilidade pelo conteúdo publicado. Os autores comprometem-se que participaram da elaboração no manuscrito ao menos por um dos critérios apresentados a seguir:
    a. Participação ativa da discussão dos resultados;
    b. Revisão e aprovação da versão final do trabalho.

Diretrizes para Autores

 Diretrizes para os autores

Atenção ao cadastrar os autores. Todos os autores devem ser cadastrados corretamente, com nome, afiliação e endereço para correspondência. Uma vez submetido o artigo, não será possível cadastrar autores adicionais.

Elaboração do artigo

Idioma: Serão aceitos artigos escritos em português ou inglês.

Formato do arquivo: O artigo deve ser enviado no formato de arquivo do programa Microsoft Office Word.

Formatação: O artigo deve conter a seguinte formatação: - Deve ser elaborado em folha tamanho A4 (210 mm x 297 mm), com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm.

- A fonte deve ser Arial tamanho 12 e espaço entre linhas de 1,5 cm em todo o trabalho.

- A numeração das páginas deve figurar no canto superior direito, iniciando pela página de título.

- Todas as referências devem ser citadas no texto em formato numérico.

- Os títulos das seções devem estar escritos em letra maiúscula, enquanto os subtítulos devem conter apenas as letras iniciais maiúsculas.

- Unidades e abreviações: Utilize o Système International (SI) de unidades métricas para as unidades e abreviações de unidades. No texto as abreviações devem ser utilizadas apenas após terem sido citadas por extenso.

Apresentação: Deve abranger os seguintes tópicos:

-Título (em inglês e português) curto e informativo sem conter abreviações, escrito com inicial em maiúscula, demais letras em minúsculas e fonte negritada.

-Nome(s) completo(s) do(s) autor(es). Todos os nomes devem ser seguidos de números sobrescritos identificando as instituições.

- Identificador ORCID, que pode ser obtido no registro ORCID. Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID e incluir a URL completa (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097).

- Instituição(ões) de cada autor (recomenda-se que as unidades hierárquicas sejam apresentadas em ordem decrescente, por exemplo, universidade, faculdade e departamento), precedida dos números indicativos sobrescritos.

- Nome, endereço completo para correspondência, incluindo o código postal, o número do telefone, o número do fax e o e-mail do autor para o qual a correspondência deve ser enviada. Esses dados devem ser precedidos do termo: Endereço para correspondência.

- Subtítulo a ser utilizado como cabeçalho de página, não deve exceder 40 caracteres. Deve ser precedido do termo: Subtítulo.

- Resumo (em inglês e português): deve apresentar claramente os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões. Sua extensão deve ser de 100 a 250 palavras, ser escrito em parágrafo único (NBR 6028).

- Palavras-chave (em inglês e português): indicar de três a cinco palavras que expressem o conteúdo do artigo de forma objetiva separadas por ponto final e com iniciais maiúsculas  precedidas do termo: Palavras-chave. 

- Texto: deve obedecer aos critérios de cada categoria, de acordo com as instruções disponíveis em foco e escopo.

- Agradecimentos: devem ser breves e relacionados a assistência técnica, opiniões, bem como ao apoio financeiro para a pesquisa e bolsas de estudo.

Tabelas e Quadros: devem ser inseridos o mais próximo possível do texto em que foram mencionados. O título deve figurar acima da tabela e/ou quadro e ser precedido da palavra Tabela e de seu número de ordem no texto (em algarismos arábicos). As tabelas devem ser compreensíveis e auto-explicativas. As abreviações devem ser definidas nas legendas.

Ilustrações e fotos: devem ser inseridas o mais próximo possível do texto em que foram mencionados. O título deve estar localizado abaixo das figuras, precedido da palavra Figura e de seu número de ordem no texto (em algarismos arábicos). Defina todas as abreviações e símbolos usados na figura, mesmo se eles estiverem definidos no texto. As ilustrações e fotos devem ser coladas no texto com resolução de boa qualidade, e também enviadas em arquivos separados, em formato jpg. As fotomicrografias devem incluir dados sobre a coloração e a ampliação no fim da legenda para cada parte da figura. Uma barra de ampliação deve ser adicionada a cada fotomicrografia. Caso não apareça nenhum marcador com escala na figura, a ampliação original deve ser informada na legenda.

Referências: As referências bibliográficas devem ser digitadas em ordem numérica após a seção de agradecimentos. Numere as referências na ordem em que elas são citadas no texto pela primeira vez, usando algarismos arábicos entre parênteses. Duas ou mais referências devem ser separadas por vírgula sem espaço (1, 5,7), três ou mais referências consecutivas devem ser separadas por um hífen (4-9) e duas ou mais referências consecutivas devem ser separadas por ponto e vírgula sem espaço (4-9; 13-16). As referências devem ser elaboradas de acordo com a NBR 6023. Evitar referências de fontes não científicas como blogs, sites e vlogs. As referências de artigos de periódicos científicos não devem ser citadas como documentos eletrônicos.

Exemplos:

-Artigo de Periódico: 

ABESSA, D.M.S.; SOUSA, E.C.P.M.; TOMMASI, L.R. Utilização de testes de toxicidade na avaliação da qualidade de sedimentos marinhos. Revista de Geologia, Fortaleza, v. 19, n. 2, p. 253-261, jul./dez. 2006.

 -Livro:

TAVARES, M. C. G. C. Imagem corporal: conceito e desenvolvimento. São Paulo: Manole, 2003.

Quando existirem mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al.  Exemplo: 

URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília, DF: IPEA, 1994.

-Capítulo de livro com autoria própria: MOREIRA, A. A profissionalização da enfermagem. In:

 OGUISSO, T. (Org.). Trajetória histórica e legal da enfermagem. São Paulo: Manole, 2005. p. 98-119.

-Trabalho apresentado em evento:

SIMÕES, G. S.; SILVA, J.; TOLEDO, A. S. Micobactérias não tuberculosas isoladas de pacientes com síndrome da imunodeficiência adquirida. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA, 17., Santos. Anais... Santos: EDITORA, 1993. p.41.

-Teses e Dissertações:

SILVA, M.A.B. Sistema de Classificação Fuzzy para áreas contaminadas. 2005. 221f. Tese (Doutorado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

-Documento em meio eletrônico:

 SLATER, P. J. B.; JOANES, A. E. Timing of songs and distance call learning in zebra finches. Disponível em: <http://journals.ohaiolink.edu/etext/>. Acesso em: 22 jul. 2004.

 

-Artigo ou livro ainda não publicado:

Ao citar um artigo ou livro aceito para publicação mas ainda não publicado, inclua todos os dados necessários e ao final da referência escreva entre parênteses, o termo: no prelo.

-Comunicações informais (Informação verbal):

Mencionar em nota os dados disponíveis, e indicar entre parênteses, a expressão: informação verbal.

 

 

Complete Papers

Os manuscritos devem conter: título, subtítulo, nome dos autores, resumo e palavras-chave em português. Introdução; Texto [(métodos, resultados, discussão (ou resultados e discussão)] e Conclusão. Título, subtítulo, resumo e palavras-chave em inglês. Referências conforme NBR 6023.

 

Artigos de Revisões/Review Papers

Artigos de revisão devem ser elaborados por pesquisadores que deram contribuições importantes para uma área específica das Ciências da Saúde e Biológicas. O artigo de revisão deve conter título, subtítulo, nome dos autores, resumo e palavras chave em português. Introdução; Texto (revisão de literatura) e Comentários. Título, subtítulo, resumo e palavras chave em inglês. Referências de acordo com a NBR 6023. Recomenda-se no mínimo 30 (trinta) referências para o artigo de revisão.

Comentários/Comments

A sessão de Comentários tem como objetivo permitir o diálogo entre a comunidade científica e a revista. Não deve conter mais de quatro páginas.

Artigos breves/Short Communications

Comunicações breves são relatos a respeito de um único assunto que devem ser concisos mas completos. Uma Comunicação Breve não deve ser dividida em seções (Introdução, Metodologia etc.) e deve conter título, subtítulo, nome dos autores, resumo e palavras chave em português. Texto que não exceda 9 páginas, excluindo as referências bibliográficas, no máximo 2 figuras ou 2 tabelas (ou uma figura e uma tabela). Título, subtítulo, resumo e palavras chave em inglês. Referências de acordo com a NBR 6023.

Relato de Caso/Case

Os Relatos de Caso devem conter título, subtítulo, nome dos autores, resumo e palavras chave em português. Introdução; Texto (revisão de literatura); Relato do Caso; Discussão e Conclusão. Título, subtítulo, resumo e palavras chave em inglês. Referências de acordo com a NBR 6023.

Editorial/Editorial

A sessão de Editorial tem como objetivo permitir o diálogo entre os Editores e a comunidade científica. 

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