EFEITO DA CORRUPÇÃO NAS COMPANHIAS DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO CIVIL

Autores

Palavras-chave:

Corrupção, Lava Jato, valor de Mercado.

Resumo

O contexto brasileiro apresenta oportunidades para a pesquisa voltada a corrupção. Como pode ser visualizado na mídia, diversos casos recentes tornaram-se públicos e são investigados. Na prática, sabe-se que as empresas são avaliadas no mercado conforme suas expectativas e ações. Por isso, acredita-se que eventos envolvendo corrupção influenciem negativamente o valor de mercado, conforme a teoria da sinalização. Portanto, o objetivo deste estudo é verificar qual a relação das companhias de engenharia e construção civil em esquemas de corrupção e o seu valor de mercado. Para tal, constituiu-se uma amostra de 52 empresas de capital aberto e fechado com dados entre 2013 a 2017. Os resultados evidenciam uma relação negativa entre empresas envolvidas no esquema de corrupção descoberto pela operação Lava Jato e o valor de mercado. Além disso, verificou-se que empresas corruptas possuem envolvimento significativo com o governo, por meio de empréstimos tomados durante os anos de 2004 a 2014, anos em que o esquema estava em operação. O estudo contribui verificando diferentes perspectivas de um cenário de extrema repercussão no país, além disso, alia-se a uma temática de interesse acadêmico e de mercado, o valor de mercado das empresas. 

CORRUPTION EFFECT ON ENGINEERING AND CIVIL CONSTRUCTION COMPANIES

ABSTRACT

The Brazilian context presents opportunities for corruption research. As it may be seen in the media, several recent cases became public and are investigated. In practice, it is known that companies are valued in the market according to their expectations and actions. Therefore, it is believed that events involved in corruption negatively influence the market value, according to the signaling theory. Therefore, the aim of this study is to verify what is the relationship between engineering and construction companies in corruption schemes and their market value. To this end, this paper consists of a sample of 52 public and private companies with data collection between 2013 and 2017. The results show a negative relationship between companies that use the corruption scheme found out by the Lava Jato operation and the market value. In addition, corrupt companies have been found to have significant involvement with the government through loans taken from 2004 to 2014, when the scheme was in operation. The study contributes on verifying different perspectives of a scenario of extreme repercussion in the country and allied to a subject of academic and market interest, the market value of the companies.

Biografia do Autor

Mateus Müller, FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau

Atualmente bolsista da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) no programa de mestrado em Ciências Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis na Universidade do Contestado Campus Concórdia, membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração e Ciências Contábeis (GEPACC - UnC) na linha de pesquisa em Controladoria e Finanças, vinculado ao projeto de pesquisa que visa analisar a Influência da educação financeira no bem-estar pessoal. Experiência como Assistente Administrativo (setor contábil-fiscal) da Cooperativa de Transporte de Cargas do Estado de Santa Catarina (COOPERCARGA).

Cristiane Canton, FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau

Mestranda na área de Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2018-2019) . Pesquisas que abrangem Finanças Corporativas. Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Pato Branco (FADEP). Com experiência profissional na área de escrituração Contábil e Fiscal (2015-2017). Atualmente participa de grupo de pesquisa de Finanças Corporativas e Comportamentais (FURB). Trabalhos no Projeto de extensão como Diretora Financeira na Empresa Júnior da Faculdade de Pato Branco, participando ativamente com o envolvimento da Instituição e sociedade (2014-2015). 

Moacir Manoel Rodrigues Júnior, FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Métodos Numéricos em Engenharia (PPGMNE) da Universidade Federal do Paraná (2015). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (2012). Licenciado em Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (2010). Atualmente é professor do Departamento de Matemática da Universidade Regional de Blumenau atuando com disciplinas nas áreas de Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear e Geometria Analítica, Probabilidade e Estatística e Pesquisa Operacional nos cursos de Engenharias Elétrica, Química, Produção, Florestal e Civil e no Curso de Matemática. Também atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis pela FURB tendo pesquisas voltadas aos temas: Modelagem Matemática para Finanças, Análise Multivariada de Dados, Data Envelopment Analysis (DEA), Análise Multicritério de Apoio a Decisão e Teoria dos Jogos.

Wilson Toshiro Nakamura, Mackenzie

Possui graduação em Administração - Fac. de Economia, Administração e Contabilidade da USP (1979), graduação em Economia - Fac. de Economia, Administração e Contabilidade da USP (1985), graduação em Ciências Contábeis - Fac. de Economia, Administração e Contabilidade da USP (1990), graduação em Direito pela Faculdade de Direito da USP (1992), mestrado em Administração - Fac. de Economia, Administração e Contabilidade da USP (1992) e doutorado em Administração - Fac. de Economia, Administração e Contabilidade da USP (1998). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, ambos da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como parecerista de diversas revistas, tais como: RAC. Revista de Administração Contemporânea , Gestão Contemporânea (FAPA) , RAM. Revista de Administração Mackenzie. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas financeiras de longo prazo, administração de capital de giro, custo de capital, CAPM, efeito da divulgação de informações contábeis no preço das ações, etc. Atualmente é Editor Associado das revistas Contabilidade, Gestão e Governança e TPA - Teoria e Prática em Administração

Downloads

Publicado

2020-12-12

Como Citar

Müller, M., Canton, C., Júnior, M. M. R., & Nakamura, W. T. (2020). EFEITO DA CORRUPÇÃO NAS COMPANHIAS DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO CIVIL. Perspectivas Contemporâneas, 15(3), 45–63. Recuperado de http://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/3097

Edição

Seção

Artigos Completos